top of page

COVID-19: cuidados com a Saúde mental

  • Writer: Psicóloga sp,  Maristela V. Botari
    Psicóloga sp, Maristela V. Botari
  • Jan 5, 2021
  • 2 min read

Updated: Apr 25, 2024

Primeiro veio um choque.

Depois a negação.

Depois a barganha.

Depois a raiva.

Estamos na fase da depressão.

A Próxima fase será a aceitação.


As 05 fases do luto

Estamos falando das 5 fases do luto, em tempos de pandemia do COVID-19. Esclarecendo:


De acordo com a escritora KÜBLER-ROSS, E.  (1998), o luto passa por cinco fases : 


negação, barganha, raiva, depressão e aceitação. Mas de que luito estamos falando?

Estou me referindo ao luto daquilo que perdemos, daquilo que se morreu com a chegada do COVID-19.

Dos velhos hábitos, da vida social, dos estudos, do trabalho, da interação com os amigos, das reuniões de fim de semana, das atividades religiosas, das viagens, dos encontros amorosos, das baladas, dos “rolezinhos”.

Estou falando da vida como ela ERA. E não é mais…..


O Luto pelo passado

Qualquer mudança de contexto é difícil para o nosso cérebro assimilar. Mudanças doem, mesmo que sejam mudanças espontâneas e para um contexto melhor. As mudanças ocorridas em nosso cérebro por imposição circunstanciais são duplamente  dolorosas.


E Isto gera estresse.


O Estresse na pandemia

Estamos vivendo uma pandemia de COVID-19, permeada por uma “pandemia de estresse”, “Pandemia de ansiedade”, pandemia de depressão”, “pandemia de tristeza”, “pandemia de cansaço mental”, “pandemia de tédio”, dentre outros sintomas.

Como lidar com o estresse?

Creio que a grande dificuldade do momento seja lidar com um estresse incomum, usando ferramentas comuns. E isso tende a não funcionar. Para novos estresses, novas ferramentas.


A Organização Mundial de Saúde (OMS), está colaborando e desenvolveu uma cartilha com algumas dicas práticas, que (claro), podem não ajudar a todos, mas certamente, serve como norte. 


A cartilha sobre bem estar emocional, intitulada Doing What Matters in Times of Stress (FAZENDO O QUE IMPORTA EM TEMPOS DE ESTRESSE), aponta algumas atitudes que podem colaborar para a redução do estresse:


1. PARE.Respire. Pense

2.MANTENHA.uma rotina saudável

3.CONVERSE com outras pessoas

4.SEJA GENTIL com vocês e os outros

5.PEÇA AJUDA se precisar


As dicas são relevantes e podem ajudar bastante. Porém estão em inglês, mas vale a pena a leitura. Para baixar a cartilha completa




KÜBLER-ROSS, E. 

Sobre A Morte E O Morrer. 

8.Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.






Conteúdo informativo desenvolvido pela Psicóloga SP - Maristela Vallim BotariCRP-SP 06-121677sem a finalidade de substituir a consulta psicológica, nem esgotar o tema.Trata-se apenas de um convite à reflexão

Psicóloga SP, psicóloga perto de mim, Psicólogos Cognitivo comportamental, Psicóloga presencial São Paulo, Psicóloga centro sp, Psicóloga Bela Vista, Terapia em São Paulo, sp, terapia online, terapia presencial, psicóloga presencial sp, psicologa consulta, terapia individual, terapia de casal, terapia infantil, terapia adultos, terapia idosos, terapia casal, psicóloga na av. Paulista, Psicóloga pinheiros, Psicóloga Vila Mariana, psicóloga em são paulo, dificuldades de relacionamento, procurar terapia, dependência emocional, sessões de terapia, terapia sao Paulo, Psicólogos em são Paulo, Psicólogo terapia, psicologia, narcisismo, terapia perto de mim, terapeuta perto de mim, terapia na Paulista, Psicólogos Perto de Mim, Como Encontrar Psicólogos Perto de Mim, Psicólogo Perto de Mim, Psicóloga Online e Presencial em SP, Consulta Avulsa com Psicóloga, Indicação de Psicóloga em SP, Psicóloga SP Maristela V. Botari, Para Que Serve um Psicólogo, O que Faz um Psicólogo Clínico, Experiência Profissional da Psicóloga em SP Maristela, Consulta com Psicóloga, Terapia Humanizada, Como Funciona a Terapia, Terapia São Paulo, Sessões de Terapia, Abordagens Terapia, Preço Terapia, Preço de Psicoterapia, Terapia de Casal em SP, onde encontrar psicóloga perto de mim'

psicologa2_edited.jpg
bottom of page