As três peneiras.

As três peneiras é uma fábula atribuída à Socrates (filósofo Grego do século V a.c.). Trata-se de uma reflexão sobre o que falar, como falar e quando falar, conforme segue:



Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:– Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!– Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.– Três peneiras? Que queres dizer?– Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?– Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.– A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?Envergonhado, o homem respondeu:– Devo confessar que não.– A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?– Útil? Na verdade, não.Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti. Moral da história: Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.

Fonte: http://filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1293 Acesso em 08-10-2019 


Compreendendo a fábula das três peneiras



1) O conteúdo é verdadeiro? –  Embora a verdade absoluta seja inexistente, é importante relatar fatos sem afirmá-los como certos. Troque as palavras: “eu sei” por “eu penso que..”, Evite falar sobre o que não tem certeza


2) O conteúdo é bom? – Nem sempre aquilo que temos a dizer é bom. (Deveríamos falar mais sobre coisas boas). No entanto,  existem formas de tratar sobre assuntos desagradáveis. 

Comece perguntando ao interlocutor se ele tem alguma ideia sobre o assunto, se já ouviu algo, se alguma vez pensou sobre..etc..

Não “despeje” o conteúdo amargo de uma só vez, ninguém está preparado para receber más notícias de supetão. 

3) O conteúdo é útil? Mesmo que seja verdade, e não seja bom, será que é útil falar sobre algo? Este ponto é polêmico, pois algumas pessoas acreditam que devem ser sinceras sempre. E em nome desta “sinceridade escancarada” acabam “metendo os pés pelas mãos”, produzindo estragos maiores do que a omissão.

 Aqui não tem regra. cabe a cada um usar o bom senso, pesar os prós e contras de cada situação e avaliar se o que vai ser dito produzirá algum benefício para o ouvinte.




  1. Saber ouvir.





Mesmo quando o outro estiver lhe criticando, é útil ouvir as críticas até que o outro desabafe o suficiente para que seja confrontado. É inútil confrontá-lo durante o discurso. Se ele só quer ser ouvido, inevitavelmente a conversa vai virar um clássico “bate-boca”. E isto pode ser o fim de um relacionamento.




  1. Saber falar


Isto envolve: saber o que falar, quando falar e como falar. Cabe aqui uma pequena história: (Clique na imagem para ampliá-la)


Problemas de Relacionamento. Quem não tem? Creio que todos nós, em algum momento,já tivemos algum problema de relacionamento com alguém. 
Sempre tem alguém difícil em nosso caminho, ou as vezes, nós podemos ser as pessoas que dificultam as relações. *  Como posso ajudar com problemas de relacionamento?*  Costumo ajudar pessoas a compreenderem melhor quais as variáveis que determinam alguns padrões de comportamento, criando um setting terapêutico favorável para você compreender a si mesmo.  Compreendendo sua maneira de funcionar cognitivamente, ficará mais fácil interpretar suas emoções e alguns comportamentos.  Ajudarei você a vencer a dificuldade de relacionamento, adquirindo equilíbrio sentimental.  *Agende uma consulta Gratuita para conhecer meu trabalho*. ⦁ Agenda online  Caso não tenha horário disponível, avise. 




♦Preço acessível de Terapia

·         10 motivos para fazer terapia

·         Ajuda Emocional

·         Blog de Psicologia

·         Como escolher Bons PSICÓLOGOS

·         Como Funciona uma sessão de terapia

·         Convênios

·         Nunca passou na Psicóloga?

·         O que é Psicoterapia?

Texto Redigido pela Psicóloga Maris V Botari. Quer copiar? Copie. Mas cite a fonte e coloque um link apontado para o texto original. Lembre-se que Plágio é crime previsto na lei 9610/98

Não faça plágio. você poderá ser denunciado

#autoajuda #psicologasp #PSICOLOGASPSAOPAULOBRADESCOAMILSULAMERICA #Psicologia

0 visualização0 comentário