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Como ajudar emocionalmente seu filho

Existem diversos testes psicológicos que podem ser utilizados com crianças, dependendo da faixa etária e do objetivo da avaliação. Alguns exemplos são:

  1. Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC): avalia habilidades visuoespaciais e a capacidade de integração perceptiva.

  2. Teste das Matrizes Progressivas de Raven (TMPR): avalia a capacidade de raciocínio abstrato e a inteligência geral.

  3. Teste de Desenho da Figura Humana (DFH): avalia a personalidade e o desenvolvimento emocional da criança.

  4. Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC): avalia a inteligência geral e as habilidades cognitivas específicas da criança.

  5. Teste de Apercepção Temática Infantil (CAT-A): avalia as emoções, pensamentos e sentimentos da criança.


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É importante lembrar que a aplicação e interpretação desses testes devem ser feitas por um psicólogo capacitado e experiente na área da avaliação psicológica infantil. Colocar a culpra nos outros Colocar a culpa nos outros é um comportamento comum em algumas pessoas, e pode ser um mecanismo de defesa para evitar o sentimento de responsabilidade ou culpa sobre uma situação. No entanto, esse comportamento pode prejudicar as relações interpessoais e a própria saúde emocional.

Na terapia, é possível trabalhar esses comportamentos através da identificação das crenças e valores que levam a esse tipo de comportamento e, a partir daí, desenvolver novas formas de lidar com as situações e assumir responsabilidades. É importante lembrar que a terapia não tem o objetivo de culpar o paciente, mas sim de ajudá-lo a entender seus padrões de pensamento e comportamento para promover mudanças positivas. Mecamismo de defesa de colocar a culpa nos outros Colocar a culpa nos outros é um mecanismo de defesa chamado projeção. É quando a pessoa atribui a responsabilidade por seus próprios sentimentos, pensamentos ou comportamentos a outra pessoa ou situação externa, em vez de assumir a responsabilidade por si mesma.

Por exemplo, uma pessoa que se sente insegura pode projetar essa insegurança em outra pessoa, culpando-a por fazê-la sentir assim, quando na verdade a insegurança é interna e precisa ser trabalhada. É uma forma de evitar lidar com sentimentos desconfortáveis e proteger a autoimagem.

Na terapia, é importante ajudar o paciente a reconhecer esse mecanismo de defesa e a assumir a responsabilidade por seus próprios sentimentos e comportamentos, para que possa trabalhar para mudar e crescer emocionalmente. Percebeu-se que a paciente desenvolveu mecanismos de defesa como a negação (negar a gravidade dos fatos), resistência (não falar sobre temas sensíveis), projeção (atribuir a responsabilidade por seus próprios sentimentos, pen-samentos ou comportamentos a outra pessoa ou situação externa, em vez de assumir a responsabilidade por si mesma).


Seu desempenho escolar (de acordo com os relatos da paciente) estão dentro do esperado em algumas matérias e abai-xo do esperado em outras. Podemos atribuir isso à recente mudança de instituição escolar, o que poderia ser revertido com aulas particulares, reforço etc. Ainda sobre sua vida escolar, percebe-se uma busca incessante pela aceitação social, e dificuldade para lidar com situa-ções de competitividade, o que poderia colaborar para prejudicar seu desempenho.


Por fim, nota-se, que por não confiar nos adultos, sente-se isolada, desamparada e possivelmente ansiosa, por considerar o universo em que vive mais hostil do que realmente é. E por isso, desenvolveu os mecanismos de defesa citados anteriormente. Para compreender os bloqueios emocionais desta criança, considera-se importante aplicar testes como o HTP, Teste de Desenho da Figura Humana (DFH), e o Teste de Apercepção Temática Infantil (CAT-A). No entanto a limitação da Psicoterapia online impossibilita o uso destes recursos. reescreva e melhore Durante a avaliação da paciente, identificamos alguns mecanismos de defesa que ela desenvolveu, como a negação, resistência e projeção. Esses mecanismos podem ter sido uma forma de lidar com traumas e dificuldades emocionais que a paciente enfrentou, mas que não conseguiu expressar adequadamente.

Observamos que a paciente apresenta um desempenho escolar variado, com notas dentro do esperado em algumas matérias e abaixo do esperado em outras. Essa oscilação pode estar relacionada à recente mudança de escola, o que poderia ser resolvido com a ajuda de aulas particulares ou reforço.

Além disso, notamos que a paciente busca constantemente pela aceitação social e tem dificuldade em lidar com situações de competição. Esse comportamento pode estar prejudicando seu desempenho escolar e contribuindo para sua sensação de isolamento e ansiedade.

Por fim, a paciente demonstrou não confiar plenamente nos adultos e pode estar se sentindo desamparada e ansiosa devido a essa desconfiança. Para entender melhor os bloqueios emocionais da paciente, seria importante realizar testes como o HTP, Teste de Desenho da Figura Humana (DFH) e o Teste de Apercepção Temática Infantil (CAT-A). No entanto, é importante destacar que a psicoterapia online apresenta limitações para a aplicação desses recursos. Ainda assim, trabalharemos juntos para compreender as necessidades emocionais da paciente e ajudá-la a superar seus desafios. Como os pais podem ajudar esta criança Os pais têm um papel fundamental na ajuda à criança que apresenta bloqueios emocionais e mecanismos de defesa. Para começar, é importante que eles criem um ambiente de acolhimento e segurança emocional para a criança, demonstrando disponibilidade para ouvi-la e compreendê-la sem julgamento.

Também é essencial que os pais procurem entender as causas desses bloqueios emocionais, buscando informações sobre o assunto e conversando com profissionais da área, como psicólogos e psicopedagogos. Com o auxílio desses profissionais, os pais podem aprender técnicas para lidar com as dificuldades da criança, bem como formas de estimulá-la a expressar seus sentimentos de forma saudável e assertiva.

Além disso, os pais podem incentivar a criança a participar de atividades que estimulem a sua autoestima e confiança, como esportes, dança, teatro, música ou outras atividades que a criança tenha interesse.


Essas atividades podem contribuir para o desenvolvimento da autoconfiança e para a ampliação do círculo social da criança.

Por fim, é importante que os pais estejam presentes e atentos às mudanças no comportamento da criança, como alterações no sono, na alimentação ou no humor, e procurem ajuda profissional caso percebam a necessidade. A parceria entre pais e profissionais é fundamental para o sucesso do processo terapêutico da criança. A criança apresenta comportamentos mentirosos frequentes, é importante buscar ajuda psicológica presencial. O psicólogo irá conduzir uma avaliação clínica e psicológica para compreender melhor as questões que estão afetando a criança.

Além disso, a aplicação dos testes psicológicos pode auxiliar no diagnóstico e na compreensão dos bloqueios emocionais da criança. O Teste de Apercepção Temática Infantil (CAT-A), o HTP e o Teste de Desenho da Figura Humana (DFH) são alguns exemplos de testes que podem ser utilizados.

No entanto, é importante ressaltar que a limitação da terapia online pode impedir a aplicação desses testes, uma vez que eles exigem a presença física da criança. Por isso, a ajuda de um psicólogo presencial é fundamental. Para criar um ambiente de confiança para a criança que mente, é importante que os pais sejam abertos e honestos com ela. Eles podem demonstrar que entendem a dificuldade da criança em falar a verdade e que estão dispostos a ajudá-la.

Os pais também podem estabelecer regras claras e consistentes em relação ao comportamento da criança, e sempre manter a palavra dada. É importante não fazer promessas que não podem ser cumpridas, pois isso pode minar ainda mais a confiança da criança. Por fim, é importante lembrar que a terapia é um processo que pode levar tempo e dedicação, tanto da criança quanto dos pais. É importante não desistir e buscar ajuda profissional sempre que necessário. O que estes testes podem mostrar sobre a crianca que mente Os testes psicológicos podem fornecer informações valiosas sobre a criança que mente. Por exemplo, o Teste de Desenho da Figura Humana (DFH) pode revelar informações sobre a autoimagem e a percepção da criança sobre si mesma e sobre os outros


Texto produzido pela: Psicóloga Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677. Não existe distância entre a Psicologia e você.



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