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Quando procurar Psicóloga para começar a terapia?


Você pode procurar uma psicóloga para começar a terapia sempre que sentir que precisa de apoio emocional, enfrentar desafios mentais, comportamentais ou lidar com questões pessoais que estejam afetando sua qualidade de vida.


Aqui estão alguns sinais indicativos de que pode ser o momento certo para procurar uma psicóloga:


1.Emoções intensas e persistentes: Se você está experimentando emoções como tristeza, ansiedade, raiva ou desesperança de forma intensa e por um período prolongado.


2. Mudanças no sono e no apetite: Seu padrão de sono e alimentação pode ser afetado por questões emocionais, como insônia ou excesso de alimentação.


3. Dificuldades de relacionamento:Seus relacionamentos pessoais ou profissionais estão passando por conflitos, e você está encontrando dificuldades em lidar com eles.


4. Estresse excessivo: Se o estresse está sobrecarregando você, afetando sua capacidade de funcionar bem no dia a dia.


5. Perda significativa:Se você passou por uma perda importante, como a morte de um ente querido ou término de relacionamento, e está tendo dificuldade em lidar com a situação.


6. Baixa autoestima: Se você tem uma visão negativa de si mesmo, falta de confiança ou autoestima.


7. Comportamentos autodestrutivos:Se você está recorrendo a comportamentos prejudiciais, como abuso de substâncias, para lidar com suas emoções.


8.Problemas de adaptação: Se você está enfrentando dificuldades em lidar com mudanças significativas na vida, como mudanças de emprego, mudanças geográficas, etc.


9. Necessidade de autoconhecimento:Se você deseja compreender melhor a si mesmo, seus padrões de comportamento e pensamentos para crescer e se desenvolver.



Pessoas com Ansiedade:


A ansiedade é um mecanismo de resposta do nosso cérebro, para prevenir possíveis situações difíceis no futuro.


"Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, 18,6 milhões de brasileiros sofriam de ansiedade. O número representa cerca de 9,3% da população, e coloca o Brasil como líder do ranking de países mais ansiosos". (Fonte: G1.)


Antes de começar a Terapia, recomenda-se buscar orientação médica para eliminar a possibilidade de causas físicas, que estejam causando cansaço, desânimo, taquicardia, sudorose, sensação de ”bolo” na garganta, etc.

Observar estes sintomas diante de eventos importantes não são considerados problemas. Todos nós jà passamos por situações de expectativas anteriores.


Muitas vezes, as pessoas atravessam situações desagradáveis, que se tornam pequenos focos de estresse emocional, que depois aumentam, tiram o sono, o apetite, etc.



No entanto, se você apresenta dificuldades para dormir, alterações significativas no apetite, falta de concentração exagerada, e outros sinais relevantes de funcionamento que você considera anormal para seu funcionamento mental, é hora de buscar ajuda psicológica ou psiquiatra.


Quando procurar Psicóloga para começar a terapia?



Quando sentir que precisa de um empurrãozinho emocional, ou seja, quando não estiver conseguindo lidar sozinho (a) com algumas coisas.



Quando perceber que está em um nível de estresse acima do suportável.


Sabe aquele momento em que você está sentindo que não vai dar conta sozinho (a)?

Ou quando está passando por um fase de grande ansiedade?


Ou ainda quando você brigou com uma pessoa muito querida e não encontra o caminho para reatar ou romper de vez?


Ou Precisa tomar uma grande decisão?


Ou Passou por um momento de rejeição, de solidão, de abandono, de ingratidão?