top of page
Buscar

10 motivos para fazer terapia ☆

Este artigo elenca, pelo menos, 10 bons motivos para fazer terapia em 2023.


Se você está pensando em fazer acompanhamento psicológico, parabéns pela iniciativa de pensar um pouco mais em você mesmo(a).


Quando procurar terapia?


Existem, pelo menos, 10 bons motivos para alguém começar uma Psicoterapia:


  1. Sensação de esgotamento mental: você tem a impressão de "enxugar gelo"

  2. Percebe um aumento exponencial na irritabilidade, perdendo a paciência com coisas banais;

  3. Sentimento de desamparo, desamor e desesperança constantes;

  4. Choro frequente;

  5. Alteração no sono: pode ser insônia;

  6. Excesso de sentimentos negativos;

  7. Medo de algo que não consegue compreender;

  8. Sintomas de ansiedade: Taquicardia, sudorese, e sensação de sufocamento;

  9. Ideações paranoides, como por exemplo "mania de perseguição;

  10. Dificuldade de concentração, de memorização e sequenciação.


fazer terapia, psicologa sp

Porque fazer terapia?

Você certamente já pensou em fazer terapia em algum momernto da vida, e por alguma razão desistiu, mas agora, você está em dúvidas se este é ou não, o momen to certo de começar uma Psicoterapia.


Fazer psicoterapia pode ser importante para ampliar o autoconhecimento, e auxiliar o indivíduo a pensar em tomar decisões melhores, respaldadas pela análise dos fatos e dos pensamentos, e além disso, amplifica a saúde mental e a qualidade de vida emocional.


Os sentimentos se tornam mais claros, e os pensamentos, que pareciam embaralhados, durante a psicoterapia vão ficando mais nítidos e fáceis de compreender.


É nela que o paciente olha para si mesmo e pensa nas razões que levam à determinados pensamentos ou atitudes em relação a uma área de sua vida.


Quem pode fazer terapia?


Terapia não é apenas para pessoas com transtornos mentais, ao contrário, é uma forma bem estruturada de evitá-los, e manter a saúde mental bem estruturada, para lidar com os inevitáveis conflitos do cotidiano, como por exemplo, estresse no trabalho, dificuldade de relacionamento, dificuldade de comunicação com pessoas muito próximas, medo de se aproximar de pessoas distantes, etc.



De acordo com a A Organização Mundial da Saúde (OMS):

Em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.
Fonte: OMS

Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde:


A carga dos transtornos mentais continua crescendo, com impactos significativos sobre a saúde e as principais consequências sociais, de direitos humanos e econômicas em todos os países do mundo.

Fonte: OPAS



Estes 10 motivos podem ser combinados com outros sintomas que você julgar relevantes, como por exemplo a tristeza profunda, a raiva sem motivo, etc.


Vale ressaltar que, paara fazer terapia, a pessoa precisa querer mudanças, porque a Psicoterapia realmente promove a reforma interior, modificando pensamentos, sentimentos, crenças e atitudes.


O resultado disso poderá ser uma vida emocional mais equilibrada, mais segurança para tomar decisões. As pessoas que fazem terapia por algum tempo, costumam relatar mais serenidade para pensar nas decisões que precisam tomar e deixam de tomar atitudes precipitadas.


Se você pensou, e decidiu fazer terapia, agende a 1ª sessão pelos links abaixo:








Ficarei honrada em receber você aqui no consultório da Av. Paulista. A Localização está no rodapé da página.


Fazer Terapia Particular ou pelo convênio?


Se você quer fazer terapia pelo convênio, mas por alguma razão, não encontrou o Psicólogo ou a Psicóloga adequada às suas necessidades de horário e deslocamento, é importante que saiba, que existe a possibilidade de você ser atendido (a) em consultório particular, e conseguir o reembolso do convênio.


Para saber mais sobre a opção de reembolso, sugiro que procure a sua operadora de Saúde e busque as informações no SAC.



bottom of page