Os rituais de ano novo devem ser compreendidos como rituais de passagem, simbolizando o fim de um ciclo e começo de outro. As pessoas cultivam a esperança de que os novos tempos serão melhores, podendo colher os frutos dos anos anteriores e plantar novas sementes.
Repetem o antigo bordão: “ano novo, vida nova”. Algumas pessoas prometem que deixarão de lado a procastinação, a inveja
Porém, basta que o ano novo comece para que os antigos problemas voltem a tona!
O trabalho estressante, continua estressante; o relacionamento desgastante está cada vez mais desgastado; as intrigas familiares continuam vivas.
Por que as coisas não mudam?
A resposta é óbvia: não adianta fazer os rituais se o indivíduo não estiver disposto a mudar, mas mudar de verdade. Sem a modificação de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos nenhuma mudança ocorrerá!
Não basta virar o calendário e acreditar que tudo será diferente, sem que haja um firme propósito de colaborar para que as mudanças ocorram. É preciso aproveitar a virada para refletir sobre aquilo que não serve mais.
É preciso promover uma limpeza no armário das emoções:
Quantas mágoas estão guardadas impedindo que novos relacionamentos frutifiquem
Quantas decepções arquivadas na memórias impedem a tomada de decisões?
Quantos sentimentos ruins ainda impedem que novas experiências se concretizem?
Quanto amor foi estocado e está deteriorando, esperando a “ocasião ideal”?
Foco no autoconhecimento
Limpar o armário das emoções é apenas o primeiro passo.
Para uma transformação completa, precisamos também revisar nossos comportamentos.
Ao ouvir mais, compreender melhor e julgar menos, construímos conexões mais profundas com as pessoas ao nosso redor. Aprender a expressar nossos sentimentos, a pedir o que precisamos e a dar sem esperar nada em troca são atitudes que promovem o bem-estar e fortalecem nossos relacionamentos.
No entanto, para que essas mudanças sejam duradouras, é fundamental investir no autoconhecimento. Ao nos conhecermos mais profundamente, somos capazes de identificar padrões de comportamento que nos limitam e desenvolver novas habilidades que nos permitam viver de forma mais autêntica e plena.
Resultados esperados:
A jornada de autotransformação exige mais do que apenas uma limpeza emocional. É preciso agir! Ao cultivar a escuta ativa, a empatia e a confiança, abrimos espaço para relacionamentos mais saudáveis. Expressar nossos sentimentos de forma assertiva, aprender a pedir ajuda e a dar apoio aos outros são atitudes que nos aproximam das pessoas e nos fazem sentir mais conectados. No entanto, para que essas mudanças sejam duradouras, é preciso ir além: o autoconhecimento é a chave para uma transformação profunda e duradoura. Ao nos conhecermos melhor, somos capazes de identificar e superar nossos desafios, vivendo uma vida mais plena e feliz
O que é autoconhecimento?
É a busca e compreensão dos motivos que levam o indivíduo a se comportar de forma específica diante dos acontecimentos, conhecer os defeitos e qualidades e assumi-los. Desta forma, é possível que o indivíduo passe a entender porque ama algumas coisas (e pessoas) e não outra.
O caminho que leva ao autoconhecimento não é o mais fácil, ao contrário, tende a ser uma via crucis dolorosa e espinhenta, pois conduz a nossas características mais falhas. Mas é justamente este caminho que nos levará a redenção emocional, pois o objetivo do autoconhecimento é a autocompreensão, ou seja é conhecer os motivos que nos levam a agir de determinada forma, quais os sentimentos que surgem quando tais comportamentos são emitidos.
Conhecer os sentimentos é fundamental para a compreensão de certas formas de agir: se sinto raiva quando tenho que (por exemplo) ir ao banco, devo me questionar “o que esta raiva está tentando me dizer?” Se sinto tristeza ao ouvir uma música (por exemplo), devo me perguntar: “qual a origem desta tristeza?”
A renovação é o passo seguinte.
Uma vez que o indivíduo aprendeu a discriminar os sentimentos, é hora de renovar o “armário emocional”: como roupas que não servem mais, os sentimentos arcaicos devem ser ceder espaços a novos sentimentos e o “coração” deve estar aberto a novas emoções. Com a “nova coleção” de sentimentos pronta pra ser usadas, a expectativa é que novos comportamentos sejam emitidos.
Quando consideramos que são as consequências que mantém os comportamentos, é justo refletirmos sobre o que esperamos quando nos comportamos de determinadas formas.
Finalizando: aproveite o ano para mudar não apenas o calendário da parede, mas seus sentimentos, emoções e comportamentos.
Desejo a você um ótimo ano, cheio de renovação, sorte e sucesso!
Abraços
Psicologa Maris V. Botari
Entenda como funciona uma sessão de terapia.
Existem fases da vida que realmente é muito difícil atravessar sozinho (a). E nestas fases, parece que os amigos somem, o trabalho fica mais difícil e a solidão bate forte. Além disso, nossas forças físicas parecem diminuir., o que leva nosso comportamento a ficar mais lento.
Minha sugestão para lidar com isso é: procurem ajuda. Procurem algum profissional que entenda de comportamento humano.
Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este.
Nunca passou na Psicologa? Fique tranquilo(A).
Se você nunca passou por psicólogos, ou por algum motivo precisou interromper sua psicoterapia, e sente que precisa de ajuda emocional, para lidar com ansiedade depressão, fobias, pânicos, Transtorno de personalidade, entre em contato.
Quem precisa de terapia? – Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma reforma interior
Quem pode se beneficiar da Psicoterapia?: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais.
A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc.
Quando sentir que precisa de um empurrãozinho emocional, ou seja, quando não estiver conseguindo lidar sozinho (a) com algumas coisas.
Geralmente as pessoas procuram Psicoterapia quando:
Estão em busca de autoconhecimento; autoaceitação, ou
buscam formas de resgatar sua autoestima, para modificar e superar as crenças de desamor; e viver uma vida sem a necessidade de máscaras;
Precisam superar o término de relacionamento, uma traição ou desilusão amorosa
Sofrem com Ansiedade crônica, Depressão leve moderada ou grave, Desmotivação;
Quando querem se livrar de alguns sentimentos ruins como a inveja, a culpa, a raiva, o ciúme etc;
Querem aprender a manter um relacionamento feliz, ou superar a carência afetiva, e a Dependência emocional, aprendendo a lidar com perdas, abandonos e solidão;
Precisam perdoar, mas não têm a mínima ideia de como fazer isto;
Querem aprender a se importar menos com o que os outros pensam a seu respeito;
Não se consideram suficientemente inteligentes;
Devem aprender como Identificar e se libertar de relacionamentos abusivos, abuso moral ou psicológico; e não querem mais aceitar joguinhos amorosos, nem relacionamentos descartáveis;
Atravessam fases de Estresse no trabalho, no amor ou na família; Problemas conjugais,
Querem aprender a amar de forma mais assertiva, sem fazer ou aceitar joguinhos amorosos e chantagem emocional.
Sentimentos reprimidos, ou sentimento crônico de vazio,
insônia, hipersonia, pesadelos recorrentes
Apresentam ideação suicida, comportamento de automutilação, agressividade exagerada,etc., oscilação de humor
Agenda OnLine para marcar consultas.
❖O que esperar de uma Psicologa
Para você quer faz Psicoterapia, ou ainda não começou e não sabe exatamente o que esperar do psicólogo, aqui vão algumas dicas. O Psicólogo é um profissional que vai te acolher com brandura, sem que isso seja pesado para o paciente psicológico
O que é um atendimento psicológico? Quais os tipos de atendimentos psicológicos que existem? Saiba mais
Saiba de que forma a psicoterapia pode te ajudar: Favorecendo o autoconhecimento; diminuindo a ansiedade, controlando e tratando os sintomas da depressão
O valor da uma sessão de Psicoterapia é uma média do preço praticado na Zona sul de São Paulo, mais precisamente, na zona sul de sp.
Consulte a tabela de preço de consulta com psicologa
❖ Psicologa Emergências Psicológicas
São atendimentos voltados para pessoas que estão em situação de alto risco psicológico, que estão atravessando situação traumática na última semana.
Pessoas que amam demais precisam fazer terapia para que aprendam a amar de maneira menos dolorosa e mais feliz; a Psicoterapia pode ajudar pessoas com quadro de dependência afetiva a se amarem mais e em primeiro lugar.
❖ Psicologa Terapia cognitivo comportamental
A Terapia Cognitivo Comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez.
Indicada para casos de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, estresse e para quem quer manter a qualidade de vida mental.
Terapia para que os casais possam compreender melhor a si mesmos, buscando a compreensão do relacionamento e resgatando os motivos que os uniram.
Leia no Blog de Psicologia da Psicologa Sp
Reembolso de consultas psicologicas pelos Convênios
Tratamentos psicológico mais frequentes:
Dificuldade de relacionamento, fobia social, dificuldade em demonstrar sentimentos, luto, ciúme patológico, dificuldade de vinculação, sentimento de solidão excessiva, dificuldades escolares, de contração, de prestar atenção, de memorizar;
Superação Término de relacionamento e traumas de infância, carência afetiva crônica., necessidade de aceitação, superação de episódios de traição, TDAH, Dificuldade de expressar sentimentos, Dificuldade de relacionamentos,
Modalidades: Terapia Cognitivo Comportamental, Terapia de Casal:, Terapia Individual, Terapia Infantil, de comunicação, terapia de casal preço,
psicólogos da zona sul de sp,
Psicologa Clínica em São Paulo SP,
Psicologa Online,
Psicologa e terapia infantil,
Psicologa em SP
Psicologa em Vila Mariana
Ps Tratamento depressão, tratamento para Ansiedade. Terapia infantil, Casal, Individual, terapia sp, psicologo barato,
Comments