top of page

O erro de buscar alguém que nos complete.



O erro de buscar alguém que nos complete.


Relacionamentos não devem servir para nos completar, mas sim para que tenhamos com quem compartilhar nossas experiências.


Alguns autores da psicologia moderna (Cruz e Maciel, 2002) entendem que os relacionamentos afetivos são fenômenos sociais, uma vez que as pessoas tendem a se aproximarem em função das variáveis presentes no ambiente.  


Em uma relação promissora, dois indivíduos vivem  de maneira independente,  abrem espaço mútuo para interação, mas não pode haver invasão, nem projeção (esperar que o outro seja aqui que eu gostaria de ser).



A ideia de complementariedade 

 (Eu te amo porque você me completa), tende a levar muitos relacionamentos para o abismo, pois fica implícita a ideia de uma pessoa incompleta. Oras, o que seria uma pessoa incompleta?


A Incompletude remete à falta, portanto uma pessoa incompleta seria aquela a quem algo falta. E se algo lhe falta é justo exigir que o outro preencha esta falta dentro do relacionamento afetivo?


A resposta é bem clara: NÃO, pois esta postura vai exigir que o outro abra mão de si mesmo para satisfazer seu parceiro (que nem sempre saberá reconhecer). Abrir mão da individualidade, para atender os caprichos de alguém nos relacionamentos afetivos é praticamente suicídio psíquico, pois a individualidade compreende crenças, valores e tradições que foram construídas ao longo de uma existência e não podem simplesmente ser apagadas como se fossem um traço a lápis. Muitas vezes, somos levados a acreditar que precisamos encontrar alguém que nos complete para sermos felizes e realizados. Essa ideia romântica de "metades da laranja" ou "almas gêmeas" pode ser prejudicial, pois coloca uma grande pressão em encontrar a pessoa certa para nos preencher emocionalmente. No entanto, buscar alguém para nos completar pode levar a relacionamentos dependentes e insatisfatórios.

É importante entender que somos seres completos e únicos por conta própria. Em vez de buscar alguém que nos complete, devemos nos concentrar em desenvolver um relacionamento saudável e equilibrado com nós mesmos. A psicologia pode desempenhar um papel importante nesse processo, ajudando-nos a compreender e fortalecer nossa identidade, autoestima e autoconhecimento.

Um psicólogo pode nos ajudar a explorar nossos padrões de relacionamento, entender nossas necessidades emocionais e desenvolver habilidades de autossuficiência. Eles nos auxiliam na identificação e superação de padrões de dependência emocional, como buscar validação externa ou colocar nossas necessidades em segundo plano para agradar aos outros. Através do trabalho terapêutico, podemos aprender a nos amar e valorizar, independentemente de estarmos em um relacionamento romântico.

A terapia também pode ajudar a desafiar e reestruturar nossas crenças sobre relacionamentos. Muitas vezes, temos ideias distorcidas sobre o que é um relacionamento saudável e como ele deve nos completar. O psicólogo pode ajudar a criar expectativas realistas e promover o desenvolvimento de relacionamentos equilibrados, baseados em respeito mútuo, comunicação eficaz e parceria.

Além disso, a terapia pode nos ajudar a identificar e trabalhar em áreas de nossa vida que precisam de atenção e crescimento pessoal. Ao investir em nosso próprio bem-estar emocional e desenvolvimento pessoal, aumentamos nossa capacidade de construir relacionamentos saudáveis e gratificantes.

Lembre-se de que buscar um relacionamento para nos completar pode colocar um fardo excessivo em nós mesmos e na outra pessoa. Ao invés disso, focar em nos completar individualmente e buscar um relacionamento baseado na complementaridade saudável, no crescimento mútuo e no respeito pode levar a uma conexão mais satisfatória e duradoura.

A psicologia nos oferece ferramentas valiosas para entender e melhorar nossos relacionamentos, bem como cultivar um relacionamento saudável com nós mesmos. Não tenha medo de buscar o apoio de um psicólogo para explorar essas questões e construir relacionamentos mais significativos e autênticos.




Referências



CRUZ, Roberto Moraes;  WACHELKE, João Fernando Rech; ANDRADE, Alexsandro Luiz de. In Avaliação e medidas psicológicas no contexto dos relacionamentos amorosos. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2012.

Leia também:

Texto produzido pela: Psicóloga SP: Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677.


terapia de casal, Psicóloga SP,  Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim. O que falar numa sessão de terapia, primeira sessão com psicóloga, terapia para depressão, terapia ansiedade, terapia para relacionamentos, psicóloga mulher experiente, psicóloga perto de mim, psicóloga zona sul sp, psicóloga zona leste sp, psicóloga penha, psicóloga angélica, psicóloga consolacao, melhor psicóloga de sp, melhores psicólogos perto de mim, como lidar com magoas, conselho de psicóloga, consultório de psicologia no centro se sp, psicóloga convenio reembolso.

Não existe distância entre a Psicologia e você.









Endereço

Av. Paulista, 2001 – cj 1911 Bela Vista, São Paulo/SP

CEP 01311-000 - Próximo ao Metrô Consolação



Psicóloga experiente - Há mais de 12 anos atendendo Crianças, Adultos e Casais.


Maristela é uma psicóloga online e presencial, que atende na Av. Paulista, 2001, Bela Vista, São Paulo.

Ao longo de mais de 12 anos, vem oferecendo sessões de psicoterapia com acolhimento humanizado para:


Atualmente a Psicóloga SP, Maristela oferece Tratamentos Psicológicos


Acolhendo todas pessoas que procuram tratamentos psicológicos para lidar com problemas emocionais e psicológicos.


Com sua experiência e treinamento em psicologia clínica, a Psicóloga SP Maristela trabalha com uma abordagem humanizada e integrativa, adaptando sua terapia às necessidades individuais de cada cliente.

Uma das principais vantagens de trabalhar com Maristela é sua disponibilidade e flexibilidade de horários, o que permite aos clientes agendar sessões de terapia em momentos convenientes para eles.


Além disso, A consulta com a Psicóloga pode ser Online ou presencial em SP, na Bela Vista.


Sua terapia online permite que pessoas de qualquer lugar do mundo acessem seus serviços de terapia, desde que tenham uma conexão confiável à internet.


Já a Terapia presencial permite um contato mais direto e efetivo entree a Psicóloga e o paciente.




Como funciona a Terapia com a Psicóloga:


A partir da 1ª sessão, a Psicóloga trabalha com o cliente em sessões regulares para ajudá-los a explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, identificar padrões disfuncionais e desenvolver novas habilidades para lidar com seus desafios.


O acolhimento humanizado é uma das características da Psicologia sem Fronteiras, que busca ajudar pessoas em todo o mundo a lidar com problemas emocionais.


A Ajuda emocional diferenciada, vai favorecer a compreensão dos pontos cegos da sua vida, e certamente você descobrirá talentos para lidar com várias situações e não perder mais tempo com relações fracassadas. 


As Sessões de Psicoterapia oferecidas incluem terapia infantil, terapia de casal e terapia individual.



Abordagens teóricas a Psicóloga utiliza


Focada em identificação modificação de:




Preço da consulta com a Psicóloga




O preço da sessão de Psicoterapia com a Psicóloga neste consultório está disponível na Tabela de Preços, onde também é possível agendar atendimento presencial ou terapia online.

Se você está procurando por uma psicóloga online, ou presencial em São Paulo e está considerando trabalhar com Maristela Psicóloga, agende uma sessão no botão abaixo:




Caso a agenda não mostre um horario adequado às suas necessidades, você pode entrar em Contato direto pelo whatsapp (11) 95091-1931 e agendar sua sessão de terapia direto com a Psicóloga.








Quando procurar Psicóloga SP?

Quando perceber que está em um nível de estresse acima do suportável.


Sabe aquele momento em que você está sentindo que não vai dar conta sozinho (a)?

Ou quando está passando por um fase de grande ansiedade?


Ou ainda quando você brigou com uma pessoa muito querida e não encontra o caminho para reatar ou romper de vez?


Ou Precisa tomar uma grande decisão?


Ou Passou por um momento de rejeição, de solidão, de abandono, de ingratidão?


Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, convido a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa. Saiba como agendar uma sessão com a Psicóloga. A psicoterapia serve para para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, dificuldade de relacionamento, etc.



Oferecendo apoio para: lidar com sofrimentos emocionais, sentimento de culpa, baixa autoestima, carência afetiva, dependência emocional desmotivação, estresse, dificuldade de comunicação, Dificuldade de Relacionamento, resgatar amor próprio, dificuldade de demonstrar afeto, dificuldade de esquecer um amor.


Quando procurar terapia: O momento certo para buscar ajuda psicológica

Quem pode se beneficiar da Psicoterapia:


Pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais.


A psicoterapia, realizada por psicólogos credenciados, é indicada para quem busca ajuda emocional.



Obrigada pela visita ao nosso site de Psicologia.


Se você chegou até aqui, é provável que estava a Procurar Terapia, Psicólogo, ou em busca de informações sobre diversos tópicos relacionados à psicologia e terapia.

Psicóloga, psicóloga sp,Links externos:




Saiba Mais sobre:


Psicóloga, psicóloga sp, psicóloga perto de mim, preço de consulta com Psicóloga, Psicóloga Online, Terapia de casal.

Psicólogo, psicólogo sp, psicólogo perto de mim, preço de consulta com Psicólogo, Psicólogo Online, Psicólogo Terapia de casal



terapia online

psicólogo pode ajudar

comportamento humano

outras áreas

é indicado

terapia cognitivo comportamental

ajudar o paciente

é ajudar

ansiedade depressão

papel do psicólogo

é necessário

bem estar

terapia é

saúde mental

psicólogos podem

outras pessoas

qualidade de vida

sinta confortável

psicólogo é

todas as pessoas


psicóloga perto de mim, preço de consulta com Psicóloga, Psicóloga Online, Terapia de casal.

Psicólogo, psicólogo sp, psicólogo perto de mim, preço de consulta com Psicólogo, Psicólogo Online, Psicólogo Terapia de casal



terapia online

psicólogo pode ajudar

comportamento humano

outras áreas

é indicado

terapia cognitivo comportamental

ajudar o paciente

é ajudar

ansiedade depressão

papel do psicólogo

é necessário

bem estar

terapia é

saúde mental

psicólogos podem

outras pessoas

qualidade de vida

sinta confortável

psicólogo é

todas as pessoas



Коментарі


bottom of page