top of page

O que o psicólogo pergunta?

Os questionamentos e as angústias das pessoas em relação à primeira sessão de psicoterapia são variados e podem estar relacionados a diferentes aspectos.


Muitos pacientes se questionam sobre como será a dinâmica do atendimento, se terão que falar muito sobre si mesmos, como será a postura da psicóloga em relação às suas falas e se sentirão à vontade para se abrir sobre suas questões mais íntimas.

Diante dessas angústias, a psicóloga pode começar perguntando sobre as expectativas da pessoa em relação ao processo terapêutico, o que a motivou a buscar ajuda profissional e quais são suas principais queixas e dificuldades no momento.


Além disso, pode ser importante perguntar sobre a história de vida da pessoa, suas relações afetivas e sociais, suas crenças e valores, bem como sua visão de mundo.


O que o psicólogo pergunta?

Essas perguntas iniciais têm como objetivo ajudar a psicóloga a compreender melhor a pessoa e suas demandas, além de auxiliar na construção de uma relação de confiança e acolhimento entre o profissional e o paciente.


Dessa forma, é possível estabelecer um diálogo aberto e empático, que permita à pessoa se sentir à vontade para falar sobre suas questões mais profundas e encontrar caminhos para lidar com elas.


O que o psicólogo pergunta?

Na 1ª sessão de terapia, o que o psicólogo pergunta? sobre seu estado emocional, desde quando você está sofrendo, etc.


As perguntas básicas são aqulas necessárias para preencher o formulário. Aguns Psicólogos pedem para preencher uma fucha, outros disponibilizam um formulário Online.

  1. Nome completo,. data de nascimento, profissão, formação.

  2. Consituição familiar;

  3. Informaçōes clínicas uso de medicamentos

  4. Que motivo fez você procurar terapia neste momento?

Neste ponto, o paciente pde começar a falar do seu sofrimento, e relatar fatos que considerar relevantes. Normalmente, os psicólogos ouvem com muita atenção e deixam as perguntas para o final.

Para um bom aproveitamento da sessão de Terapia, sugere-se que o paciente fale tudo o que estiver sentindo, pensando, planejando, etc. Não há regra, certo ou errado. Não há discurso pronto.


Alguns pacientes fazem uma listinha das suas queixas, o que ajuda bastante. Outros querem apenas desabafar.


O que podemos falar na Terapia?


Qualquer coisa. Pode falar sobre pessoas, trabalho, coisas, do governo; pode falar de seus preconceitos, de seus sonhos seus desejos, suas vontades, suas conquistas, seus ganhos, suas perdas, suas dores, seus amores.

Pode fazer perguntas pessoais ao Psicólogo se quiser, mas, elas serão respondidas sempre de maneira articulada com a queixa principal do paciente.
Por exemplo: quando o paciente perguntar qual é a minha religião, eu tranquilizo a pessoa, afirmando que isto não vai interferir no atendimento, e que tenho habilidades suficientes para entender a queixa usando uma abordagem psicológica muito bem estruturada.

Como responder as perguntas do Psicólogo?


Da maneira que melhor entender, e pode, até mesmo, nem responder.

Pode usar gíria, pode usar linguagem coloquial, linguagem formal, pode falar por meio de desenhos, rabiscos, músicas, vídeos e pinturas.

Seja livre na hora de se expressar para o Psicólogo possa compreender seu universo, sua mentalidade, sua ideologia, seus valores, suas dores e possa desta forma apoiar você a reescrever o livro de sua vida.

O que o paciente NÃO PODE FALAR numa sessão de terapia?

Na terapia, o paciente tem total liberdade para falar sobre qualquer assunto que esteja incomodando ou afetando sua vida, sem medo de julgamentos ou repreensões. O terapeuta deve ser um ouvinte empático e sem preconceitos, que respeita e acolhe as emoções e pensamentos do paciente.

É importante lembrar que a terapia é um espaço seguro e confidencial, onde o paciente não precisa se preocupar com o que os outros vão pensar ou como serão julgados. A psicóloga é treinado para lidar com qualquer tipo de problema emocional, desde questões simples do dia-a-dia até traumas profundos.

Não há nenhum assunto que a psicóloga não possa trazer para a terapia. Muitas vezes, o que o paciente tem mais dificuldade em falar pode ser justamente o que mais precisa ser abordado. Por exemplo, se o paciente tem pensamentos suicidas, é fundamental que ele possa falar sobre isso na terapia, para que possa receber ajuda e apoio adequados.

Portanto, é importante ressaltar que a terapia é um espaço livre de julgamentos, onde o paciente pode falar sobre qualquer coisa que esteja incomodando ou afetando sua vida.


A psicóloga está lá para ajudá-lo a encontrar soluções, lidar com suas emoções e pensamentos, e construir um caminho mais saudável e feliz.

Além disso, é importante lembrar que o paciente não precisa se sentir obrigado a falar sobre algo que não deseja ou que ainda não está pronto para compartilhar.


A Psicóloga é um guia nesse processo de autoconhecimento e não um interrogador. A terapia é um espaço seguro e confidencial onde o paciente é livre para falar sobre o que desejar, mas também é livre para manter a privacidade sobre assuntos que ainda não se sente confortável em discutir.


O importante é respeitar o ritmo e as necessidades de cada um durante o processo terapêutico.

Além disso, é importante lembrar que o paciente não precisa se sentir obrigado a falar sobre algo que não deseja ou que ainda não está pronto para compartilhar.


O Psicóloga é um guia nesse processo de autoconhecimento e não um interrogador. A terapia é um espaço seguro e confidencial onde o paciente é livre para falar sobre o que desejar, mas também é livre para manter a privacidade sobre assuntos que ainda não se sente confortável em discutir.


O importante é respeitar o ritmo e as necessidades de cada um durante o processo terapêutico. Para que serve um Psicólogo?

CONSIDERANDO que toda a ação da(o) psicóloga(o) demanda um raciocínio psicológico, caracterizado por uma atitude avaliativa, compreensiva, integradora e contínua, que deve orientar a atuação nos diferentes campos da Psicologia e estar relacionado ao contexto que origina a demanda. (Fonte: Diário Oficial da União).


Texto produzido pela: Psicóloga SP: Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677.

Não existe distância entre a Psicologia e você.


psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa consulta

Psicóloga Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677. Não existe distância entre a Psicologia e você.


Local de atendimento -


Endereço

Av. Paulista, 2001 – cj 1911 Bela Vista, São Paulo/SP

CEP 01311-000 - Próximo ao Metrô Consolação


Maristela é uma psicóloga online e presencial em São Paulo que oferece sessões de psicoterapia com acolhimento humanizado para pessoas que procuram ajuda para lidar com problemas emocionais e psicológicos.


Com sua experiência e treinamento em psicologia clínica, Maristela trabalha com uma abordagem humanizada e integrativa, adaptando sua terapia às necessidades individuais de cada cliente.

Uma das principais vantagens de trabalhar com Maristela é sua disponibilidade e flexibilidade de horários, o que permite aos clientes agendar sessões de terapia em momentos convenientes para eles.


Além disso, sua terapia online permite que pessoas de qualquer lugar do mundo acessem seus serviços de terapia, desde que tenham uma conexão confiável à internet.

Ao iniciar um processo de terapia com Maristela, o cliente passa por uma avaliação inicial para determinar suas necessidades e objetivos terapêuticos.


A partir daí, A Psicóloga SP trabalha com o cliente em sessões regulares para ajudá-los a explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, identificar padrões disfuncionais e desenvolver novas habilidades para lidar com seus desafios.


Se você está procurando por uma psicóloga online, ou presencial em São Paulo e está considerando trabalhar com Maristela Psicóloga,agende uma sessão no botão abaixo:




psicóloga em são paulo perto de Consolação

Leia também:







Endereço

Av. Paulista, 2001 – cj 1911 Bela Vista, São Paulo/SP

CEP 01311-000 - Próximo ao Metrô Consolação



Psicóloga experiente - Há mais de 12 anos atendendo Crianças, Adultos e Casais.


Maristela é uma psicóloga online e presencial, que atende na Av. Paulista, 2001, Bela Vista, São Paulo.

Ao longo de mais de 12 anos, vem oferecendo sessões de psicoterapia com acolhimento humanizado para:


Atualmente a Psicóloga SP, Maristela oferece Tratamentos Psicológicos


Acolhendo todas pessoas que procuram tratamentos psicológicos para lidar com problemas emocionais e psicológicos.


Com sua experiência e treinamento em psicologia clínica, a Psicóloga SP Maristela trabalha com uma abordagem humanizada e integrativa, adaptando sua terapia às necessidades individuais de cada cliente.

Uma das principais vantagens de trabalhar com Maristela é sua disponibilidade e flexibilidade de horários, o que permite aos clientes agendar sessões de terapia em momentos convenientes para eles.


Além disso, A consulta com a Psicóloga pode ser Online ou presencial em SP, na Bela Vista.


Sua terapia online permite que pessoas de qualquer lugar do mundo acessem seus serviços de terapia, desde que tenham uma conexão confiável à internet.


Já a Terapia presencial permite um contato mais direto e efetivo entree a Psicóloga e o paciente.




Como funciona a Terapia com a Psicóloga:


A partir da 1ª sessão, a Psicóloga trabalha com o cliente em sessões regulares para ajudá-los a explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, identificar padrões disfuncionais e desenvolver novas habilidades para lidar com seus desafios.


O acolhimento humanizado é uma das características da Psicologia sem Fronteiras, que busca ajudar pessoas em todo o mundo a lidar com problemas emocionais.


A Ajuda emocional diferenciada, vai favorecer a compreensão dos pontos cegos da sua vida, e certamente você descobrirá talentos para lidar com várias situações e não perder mais tempo com relações fracassadas. 


As Sessões de Psicoterapia oferecidas incluem terapia infantil, terapia de casal e terapia individual.



Abordagens teóricas a Psicóloga utiliza


Focada em identificação modificação de:




Preço da consulta com a Psicóloga




O preço da sessão de Psicoterapia com a Psicóloga neste consultório está disponível na Tabela de Preços, onde também é possível agendar atendimento presencial ou terapia online.

Se você está procurando por uma psicóloga online, ou presencial em São Paulo e está considerando trabalhar com Maristela Psicóloga, agende uma sessão no botão abaixo:




Caso a agenda não mostre um horario adequado às suas necessidades, você pode entrar em Contato direto pelo whatsapp (11) 95091-1931 e agendar sua sessão de terapia direto com a Psicóloga.








Quando procurar Psicóloga SP?

Quando perceber que está em um nível de estresse acima do suportável.


Sabe aquele momento em que você está sentindo que não vai dar conta sozinho (a)?

Ou quando está passando por um fase de grande ansiedade?


Ou ainda quando você brigou com uma pessoa muito querida e não encontra o caminho para reatar ou romper de vez?


Ou Precisa tomar uma grande decisão?


Ou Passou por um momento de rejeição, de solidão, de abandono, de ingratidão?


Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, convido a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa. Saiba como agendar uma sessão com a Psicóloga. A psicoterapia serve para para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, dificuldade de relacionamento, etc.



Oferecendo apoio para: lidar com sofrimentos emocionais, sentimento de culpa, baixa autoestima, carência afetiva, dependência emocional desmotivação, estresse, dificuldade de comunicação, Dificuldade de Relacionamento, resgatar amor próprio, dificuldade de demonstrar afeto, dificuldade de esquecer um amor.


Quando procurar terapia: O momento certo para buscar ajuda psicológica

Quem pode se beneficiar da Psicoterapia:


Pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais.


A psicoterapia, realizada por psicólogos credenciados, é indicada para quem busca ajuda emocional.



Obrigada pela visita ao nosso site de Psicologia.


Se você chegou até aqui, é provável que estava a Procurar Terapia, Psicólogo, ou em busca de informações sobre diversos tópicos relacionados à psicologia e terapia.

Psicóloga, psicóloga sp,Links externos:




Saiba Mais sobre:


Psicóloga, psicóloga sp, psicóloga perto de mim, preço de consulta com Psicóloga, Psicóloga Online, Terapia de casal.

Psicólogo, psicólogo sp, psicólogo perto de mim, preço de consulta com Psicólogo, Psicólogo Online, Psicólogo Terapia de casal



terapia online

psicólogo pode ajudar

comportamento humano

outras áreas

é indicado

terapia cognitivo comportamental

ajudar o paciente

é ajudar

ansiedade depressão

papel do psicólogo

é necessário

bem estar

terapia é

saúde mental

psicólogos podem

outras pessoas

qualidade de vida

sinta confortável

psicólogo é

todas as pessoas


psicóloga perto de mim, preço de consulta com Psicóloga, Psicóloga Online, Terapia de casal.

Psicólogo, psicólogo sp, psicólogo perto de mim, preço de consulta com Psicólogo, Psicólogo Online, Psicólogo Terapia de casal



terapia online

psicólogo pode ajudar

comportamento humano

outras áreas

é indicado

terapia cognitivo comportamental

ajudar o paciente

é ajudar

ansiedade depressão

papel do psicólogo

é necessário

bem estar

terapia é

saúde mental

psicólogos podem

outras pessoas

qualidade de vida

sinta confortável

psicólogo é

todas as pessoas



bottom of page