top of page

Como conviver com pessoas negativas

Um dos grandes desafios da convivência social, é interagir com pessoas pessimistas, ou negativas. São aquelas pessoas que enxergam todos os fatos pelo viés mais catastrófico possível, e raramente adotam uma postura minimamente realista da situação.




Quem são as pessoas negativas?


As pessoas negativas estão (quase) sempre adotando uma postura defensiva, mesmo diante dos melhores acontecimentos. E isto, é claro, afasta pessoas queridas do seu convívio, afinal ninguém gosta de ouvir falar em catástrofe o tempo todo, não é mesmo?

Porque nos afastamos dos pessimistas:


Além disso, há uma tendência a buscarmos o convívio de pessoas alegres, porque a alegria é contagiosa (por meio dos nossos neurônios espelhos, que possibilitam ao nosso cérebro reproduzir as emoções e comportamentos alheios), portanto passamos a encarar os acontecimentos de forma mais otimista.



Somos orientados pela nossa natureza a buscar nossa homeostase (equilíbrio) físico e mental o tempo todo, e isto nos leva muitas vezes a não ter contato com coisas ruins, portanto, a exclusão social dos pessimistas acaba sendo o 1º passo.


Quando a convivência com pessoas negativas é inevitável


Afastar-se delas não é egoísmo, mas em muitos casos, pode ser uma defesa contra pensamentos negativos e visões catastróficas. No entanto, em algumas situaçōes isto é impossível.


Como Lidar com pessoas negativas?


Vigilância constante:

Lembre-se que o negativismo é da pessoa, não seu. Você não é assim.


Questionar seus pensamentos

Quando perceber que está ficando negativo(a), faça uma análise crítica, para compreender se por acaso, não está sendo contaminado(a).








psicologa sp, que atende perto da consolacao, psicologos perto de mim,











CRP-SP 06-121677

Av. Paulista, 2001 – cj 1911 Bela Vista, São Paulo/SP

CEP 01311-000 - Próximo ao Metrô Consolação



◈Saiba o que esperar de uma psicóloga



Psicólogos em SP oferecem terapia para ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais, como ansiedade, depressão e dificuldade de relacionamento e buscam "psicóloga perto de mim"


A psicoterapia, realizada por psicólogos credenciados, é indicada para quem busca ajuda emocional.


Com a terapia online, não há mais distância entre o paciente e o psicóloga.


É possível agendar sessões presenciais ou com a Psicóloga online. As Sessões de Psicoterapia oferecidas incluem terapia infantil, terapia de casal e terapia individual.

O acolhimento humanizado é uma das características da Psicologia sem Fronteiras, que busca ajudar pessoas em todo o mundo a lidar com problemas emocionais. A Ajuda emocional diferenciada, vai favorecer a compreensão dos pontos cegos da sua vida, e certamente você descobrirá talentos para lidar com várias situações e não perder mais tempo com relações fracassadas. 


Links externos:


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page