top of page
Buscar

Você quer fazer Psicoterapia?


Quando deve procurar terapia online ou presencial?

A psicoterapia é uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a organizarem suas ideias e sentimentos, além de promover o autoconhecimento e identificação de pontos cegos da personalidade.


Com o auxílio de um psicólogo, é possível trabalhar questões como potencialidades, fraquezas, medos, culpas e vergonhas reprimidas, buscando sempre a melhora da qualidade de vida e bem-estar emocional.Deve-se procurar terapia online ou presencial sempre que houver necessidade de apoio emocional, independente da intensidade dos sentimentos ou situações vivenciadas.


A terapia pode ajudar não só em momentos de tristeza ou desânimo, mas também em momentos de reflexão e tomada de decisões importantes na vida.




Como Funciona uma sessão de terapia?


Geralmente conduzidas por Psicólogos, a Psicoterapia tem uma duração padrão de 50 minutos.


O Paciente é convidado a relatar seu caso, partindo de situações atuais, enquanto o Psicólogo ouve seu relato e as vezes, faz anotações.


No final, o psicólogo geralmente diz algumas palavras sobre os pontos relevantes, o que identificou que deve ser tratado n próximo atendimento.


Começar a Psicoterapia muito antes dos problemas se agravarem pode ajudar a prevenir quadros de depressão, Ansiedade, e outros transtornos mentais.


Os sinais óbvios de que é preciso procurar psicóloga são:

  1. Improdutividade que dura mais de duas semanas. Diferente da procastinação, ou da "preguiça", a falta de ânimo para fazer coisas corriqueiras como estudar, trabalhar, cuidar de si etc, pode ser um indicador de algo não está bem.

  2. Pensamentos catastróficos: 80% do conteúdo cognitivo são imagens mentais de catástrofes, muitas vezes, impossíveis. Prém o cérebro adoecido as encara com reais;

  3. Tendência à distorção: entender algumas coisas erradas é normal. A distorção vai além: é a interpretação exagerada e errada de um fato.

  4. Pensamentos tudo-ou-nada: um exemplo claro: se minha mãe me liga é porque me ama mais que tudo na vida, se não me ama, é porque me odeia, etc.

  5. Sentimento de culpa desproporcional ao ato em si: todos cometemos erros, e a maioria das pessoas sente culpa. Isto é normal e desejável, pois o sentimento de culpa ajuda-nos a evouir e não cometr novos erros. POrém algumas pessoas sentem culpa exagerada não apenas por seus erros, mas também pelos erros alheios.

  6. Raiva excessiva: sentir Raiva quando alguma coisa nos contraria é absulamente normal. A raiva é uma aquisição evolutiva, que nos ajuda a identificar situações aversivas e evitá-las. Sem este sentimento, seríamos passíveis de todo tipo de abuso moral. POrém, sentir raiva excessva, por situações que não exigem tanto, pode ser um problema.

  7. Medo exagerado: tal como a Raiva, sentir medo é normal, pois ele nos preserva de situações perigosas. Porém o medo tem limites, ou seja, sentir medo de algo que nem remotamente tem a probabilidade de ocorrer não é muito adequado.

  8. Evitar contato social: Todos queremos e precisamos ficar a sozinhos em algum momento do dia, para por as ideias no lugar. No entanto, pessoas que tendem ao isolamento podem estar com algum problema emocional.





CRP-SP 06-121677



Psicologa sp psicologa em São Paulo

Não existe distância entre a Psicologia e você. Psicóloga Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677. Não existe distância entre a Psicologia e você.


Maristela é uma psicóloga online e presencial em São Paulo que oferece sessões de psicoterapia com acolhimento humanizado para pessoas que procuram ajuda para lidar com problemas emocionais e psicológicos.


Com sua experiência e treinamento em psicologia clínica, Maristela trabalha com uma abordagem humanizada e integrativa, adaptando sua terapia às necessidades individuais de cada cliente.

Uma das principais vantagens de trabalhar com Maristela é sua disponibilidade e flexibilidade de horários, o que permite aos clientes agendar sessões de terapia em momentos convenientes para eles.


Além disso, sua terapia online permite que pessoas de qualquer lugar do mundo acessem seus serviços de terapia, desde que tenham uma conexão confiável à internet.

Ao iniciar um processo de terapia com Maristela, o cliente passa por uma avaliação inicial para determinar suas necessidades e objetivos terapêuticos.


A partir daí, Maristela trabalha com o cliente em sessões regulares para ajudá-los a explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, identificar padrões disfuncionais e desenvolver novas habilidades para lidar com seus desafios.


Se você está procurando por uma psicóloga online, ou presencial em São Paulo e está considerando trabalhar com Maristela Psicóloga,agende uma sessão no botão abaixo: