top of page

05 fases do luto afetivo - psicologa sp


Esquecer um amor não é uma tarefa fácil.


Não basta seguir o conselho dos amigos quando afirmam que para esquecer um amor é preciso sair e se divertir.


O coração, ou melhor, océrebro, simplesmente não consegue.


Os cinco Períodos do Luto afetivo


Cada uma destas fases é marcada por comportamentos característicos.




O luto é um processo natural após a perda de alguém ou algo importante em nossas vidas.


Segundo a psiquiatra Elizabeth Segundo a pesquisadora Kübler-Ross: Existem cinco estágios do Luto: Negação, raiva, barganha, tristeza e aceitação.


05 fases do luto afetivo - psicologa sp

Negação:

Na primeira fase, a negação, a pessoa se recusa a acreditar na perda e pode buscar informações para tentar encontrar uma explicação para o ocorrido. É como se houvesse uma resistência em aceitar a realidade da situação.

Segundo a própria Kübler-Ross: "A negação é mais do que simplesmente uma recusa em acreditar no fato de que alguém ente querido morreu. É uma espécie de amortecedor psicológico que nos ajuda a amortecer o impacto inicial do fato".


Raiva:


05 fases do luto afetivo - psicologa sp

Em seguida, vem a fase da raiva. A pessoa começa a questionar o porquê da perda e pode ficar irritada ou ressentida com a situação. Essa raiva pode ser direcionada para Deus, para outras pessoas envolvidas na situação ou até mesmo para si mesma.

Kübler-Ross diz que "a fase da raiva é quando a pessoa começa a se perguntar: 'por que eu?', 'por que agora?', 'por que essa pessoa?'. É quando as emoções começam a surgir e a pessoa precisa lidar com elas”.



Barganha:


05 fases do luto afetivo - psicologa sp

A terceira fase é a barganha. A pessoa tenta negociar com o que aconteceu, buscando uma maneira de reverter a situação ou obter um acordo que minimize a dor. Pode ser um momento de orações ou promessas para que tudo se resolva.

Kübler-Ross destaca que "as pessoas podem fazer promessas extravagantes na esperança de que nada disso tenha acontecido. Essa negociação pode ser uma maneira de lidar com a dor”.


Depressão:

05 fases do luto afetivo - psicologa sp

Depois vem a fase da depressão. A pessoa começa a sentir uma tristeza profunda, podendo perder o interesse nas atividades cotidianas e sentir um vazio em sua vida. É uma fase difícil, mas necessária para que ocorra uma reflexão e uma possível aceitação da realidade.

Kübler-Ross afirma que "a fase da depressão é quando tudo se torna real e quando a pessoa percebe que a negação, a raiva e a barganha não vão funcionar. É um momento em que há muita dor e sofrimento, mas é uma fase necessária para a recuperação".


Finalmente, a aceitação


05 fases do luto afetivo - psicologa sp

Por fim, vem a fase da aceitação. É quando a pessoa finalmente aceita a perda e compreende que é uma parte natural do ciclo da vida. Embora a dor ainda possa estar presente, a pessoa começa a se adaptar à nova realidade e a seguir em frente com a vida.

Kübler-Ross diz que "a aceitação não significa que a pessoa tenha superado completamente a perda, mas sim que ela começa a aceitar que essa pessoa ou coisa que ela amava não está mais presente em sua vida".


O Término do Relacionamento


O término de um relacionamento pode ser uma das experiências mais dolorosas e difíceis que alguém pode enfrentar. Especialmente se o relacionamento foi longo ou intenso, a ideia de perder uma pessoa importante em sua vida pode ser muito traumática.


Os dias, semanas e até meses seguintes podem ser permeados por um sentimento de tristeza, angústia e solidão. É comum sentir que algo está faltando em sua vida, uma vez que o relacionamento representava uma parte significativa de sua rotina e de sua identidade.


No entanto, é importante lembrar que o término de um relacionamento não significa necessariamente o fim do mundo. Embora a dor seja difícil de suportar, pode ser uma oportunidade para crescer e se desenvolver como pessoa.


Pode ser útil passar por um processo de luto e permitir-se sentir todos os sentimentos que surgem durante esse período.


É importante ter amigos e familiares por perto para apoiá-lo, e também pode ser benéfico procurar a ajuda de um profissional de saúde mental se você estiver enfrentando uma dor prolongada ou inconsolável.


Também é importante lembrar que o término não precisa ser uma reflexão de quem você é como pessoa. Às vezes, os relacionamentos simplesmente não funcionam, mesmo com todo o trabalho e esforço que você colocou nele. Em vez de se culpabilizar, tente aprender com a experiência e usar isso como uma oportunidade para crescer e se desenvolver como pessoa.


Acima de tudo, seja gentil consigo mesmo e dê a si mesmo tempo para se curar. O término de um relacionamento é uma luta emocional, mas pode ser uma oportunidade para se reconectar com você mesmo e descobrir o que é realmente importante em sua vida.


Conclusão

Em resumo, as cinco fases do luto são um processo natural que nos ajuda a lidar com a perda. Embora cada pessoa possa passar por essas fases de maneira única, é importante lembrar que não há um caminho certo ou errado para o luto. O importante é permitir-se sentir e enfrentar cada fase com paciência e compaixão consigo mesmo.

REFERÊNCIAS


DICIONÁRIO Aurélio.

Amor.

Acesso Em 23 De Junho De 2013.


FABICHACK, Cibele. 

Amor, Sexo, Endorfinas E Bobagens. 

São Paulo, 2010.


FROMM, Erich. 

A Arte De Amar. 

São Paulo. Martins Fontes. 1971


KÜBLER-ROSS, E. 

Sobre A Morte E O Morrer. 

8.Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


SOUZA, Tuhany Barbosa. 

Amor Romântico.

Monografia de Conclusão De Curso.

Uniceub, 2007.








◈Saiba o que esperar de uma psicóloga






psicologa sp, que atende perto da consolacao, psicologos perto de mim,










Psicólogos em SP oferecem terapia para ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais, como ansiedade, depressão e dificuldade de relacionamento e buscam "psicóloga perto de mim"


A psicoterapia, realizada por psicólogos credenciados, é indicada para quem busca ajuda emocional.


Com a terapia online, não há mais distância entre o paciente e o psicóloga.


É possível encontrar psicólogos que atendem convênio em São Paulo por reembolso e agendar sessões presenciais ou com a Psicóloga online. As Sessões de Psicoterapia oferecidas incluem terapia infantil, terapia de casal e terapia individual.

O acolhimento humanizado é uma das características da Psicologia sem Fronteiras, que busca ajudar pessoas em todo o mundo a lidar com problemas emocionais. A Ajuda emocional diferenciada, vai favorecer a compreensão dos pontos cegos da sua vida, e certamente você descobrirá talentos para lidar com várias situações e não perder mais tempo com relações fracassadas. 


Comments


bottom of page