top of page
Buscar

1ª Sessão de Terapia com Psicóloga: o que esperar


primeia consulta com psicologa, psicologa sp


1ª Sessão deTerapia: não é, exatamente um encontro comigo, mas sim o dia do encontro com você mesmo(a).







Nesse encontro, cada palavra será uma oportunidade para se conhecer mais, para se descobrir e se encantar com a sua própria história.


Como funciona a 1ª sessão d terapia?

Você será acolhido com empatia, sem julgamentos ou críticas, em um ambiente seguro e acolhedor.

Estará livre para expressar suas dores e medos, sem o peso de ter que carregar tudo sozinho.

É hora de deixar as máscaras de lado, de se permitir ser vulnerável e expor seus sentimentos, de descobrir que dentro de você há uma força incrível capaz de superar qualquer obstáculo.

Hoje, na primeira sessão de terapia, é o começo de uma grande transformação, de um caminho de autoconhecimento e amor-próprio, onde você será o protagonista da sua própria história, e o autoconhecimento será o destino final.

1ª Sessão de Terapia:



Não sabe por onde começar?

Isso é natural.

A psicoterapia é um espaço importante para a expressão de sentimentos em um mundo agitado e acelerado, onde a agenda e os compromissos parecem ser mais importantes do que o bem-estar emocional.


O psicólogo não espera que o paciente chegue à sessão com um roteiro pronto, por isso, os psicólogos experientes sabem técnicas para fazer o paciente falar com naturalidade sobre suas angúestias.


Na correria do dia a dia, perdemos a conexão com nossas emoções e muitas vezes não sabemos por onde começar a falar sobre elas. É como se estivéssemos em um labirinto sem saber por onde seguir.

A psicoterapia é um espaço seguro e acolhedor para que possamos nos reencontrar com nossos sentimentos mais profundos. É um momento em que podemos olhar para nós mesmos sem julgamentos, sem pressa e sem cobranças. É um momento para respirar e deixar a alma falar.

Nesse espaço, podemos explorar nossos medos, angústias, desejos e sonhos. Podemos nos permitir ser vulneráveis e encontrar força nas nossas fragilidades.


Podemos aprender a nos escutar e a nos cuidar com mais amor e gentileza. A 1ª sessão de psicoterapia é um convite para um encontro consigo mesmo, um encontro que pode transformar a sua vida de dentro para fora. É um passo corajoso em direção ao autoconhecimento e à busca por uma vida mais plena e significativa.

Sendo mais específica, se preferir, comece falando das suas angústias atuais. Como neste dialogo imaginário:



1ª sessao de psicoterapia

Psicóloga Maristela: Olá, Sra. X, seja bem-vinda à sua primeira sessão de terapia. Como está se sentindo hoje?

Sra. X: Bem, obrigada. Um pouco nervosa, confusa. Não sei bem o que esperar.

Psicóloga Maristela: Entendo. É normal sentir-se assim no início. Houve algo em particular que a trouxe até aqui?

Sra. X: Na verdade, tenho sentido muita ansiedade e insônia ultimamente. Não consigo parar de pensar em todas as coisas que preciso fazer e parece que nunca tenho tempo suficiente para tudo.

Psicóloga Maristela: Compreendo. E você já pensou em alguma estratégia para lidar com essa ansiedade?

Sra. X: Não sei bem, acho que nunca parei para pensar nisso. Só sei que ando sofrendo muito....

Psicóloga Maristela: Tudo bem, estamos aqui justamente para te ajudar nesse processo. Me conte um pouco mais sobre sua falta de tempo, se puder?


Deste ponto em diante a Sra X. certamente será mais específica, possivelmente falará de situações estressantes no trabalho, em família, no relacionamento, etc.






O Que falar na primeira sessão de terapia?


Muitas pessoas, especialmente aquelas que nunca passaram na Psicóloga antes, encontrar uma enorme dificuldade em falar. Algumas trazem uma \”listinha\” das coisas importantes; outras esperam que a Psicóloga faça perguntas; outras (poucas) entram mudas e saem caladas.


O embaraço é normal, e esperado, afinal você está diante de um profissional, que vai te ajudar, mas precisará analisar seus sentimentos para compreender qual seria a intervenção mais indicada no seu caso.


Ainda assim, não é fácil falar.


Perguntas de Psicólogo:

O psicólogo pode fazer diversas perguntas durante uma sessão de terapia, dependendo do objetivo da sessão e das necessidades do paciente. Algumas perguntas comuns incluem:

  • Como você está se sentindo hoje?

  • O que te trouxe até aqui?

  • Quais são seus principais desafios e dificuldades no momento?

  • Como você lida com essas dificuldades?

  • Você já teve experiências anteriores com terapia? Como foi?

  • Quais são seus objetivos em relação à terapia?

  • Como você se relaciona com as pessoas ao seu redor?

  • Você tem algum comportamento ou pensamento que tem incomodado ou preocupado você ultimamente?

  • Quais são seus interesses e hobbies?

  • Você se sente satisfeito(a) com sua vida atualmente?

Essas são apenas algumas perguntas que um psicólogo pode fazer, e as perguntas podem variar bastante dependendo do paciente e das circunstâncias. O importante é que o psicólogo esteja atento às respostas do paciente e conduza a sessão de forma a ajudá-lo a explorar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.



Objetivos da primeira sessão de Terapia:

Os Objetivos deste primeiro encontro são:

  1. Acolher a queixa do paciente, promovendo a escuta empática;

  2. Coletar o histórico de evolução emocional;

  3. Coletar o histórico clínico;

  4. Verificar os níveis de estresse atuais;

  5. Verificar o que precisa ser tratado em primeiro momento (aspectos que estão impedindo a evolução emocional e e restringindo a qualidade de vida, bem como a retomada do otimismo e alegria de viver);

  6. Esboçar uma hipótese diagnóstica e planos de tratamento;

  7. Realizar encaminhamentos para outras especialidades (se houver necessidade);

  8. Fazer orientações e aconselhamentos que possam ser úteis no alívio das 

  9. Estabelecer a frequência dos atendimentos: (Semanais, quinzenais mensais ou esporádicos) e as formas de pagamento.

Saiba o que esperar de uma sessão de Terapia





Se chegou aqui, certamente busca uma  PSICOLOGA, PSICOLOGO, psicoterapia, terapia online ou presencial ou tratamento para sua ansiedade, depressão, estresse ou dificuldade de relacionamento, terapia de casal, terapia infantil Agende aqui sua sessão de Terapia com Acolhimento Humanizado.


Se você nunca passou na Psicóloga, ou por algum motivo precisou interromper e gostaria de retomar sua Psicoterapia, fica aqui um convite para vir conhecer meu trabalho, expondo suas queixas e fazendo um pré-diagnóstico.



Texto produzido pela:

Psicóloga SP Maristela Vallim Botari

CRP-SP 06-121677



psicologa sp

Não existe distância entre a Psicologia e você.

Av. Paulista, 2001 – cj 1911 Bela Vista, São Paulo/SP CEP 01311-000 - Próximo ao Metrô Consolação

Whatsapp (11) 95091-1931



Maristela é uma psicóloga online e presencial em São Paulo que oferece sessões de psicoterapia com acolhimento humanizado para pessoas que procuram ajuda para lidar com problemas emocionais e psicológicos.


Com sua experiência e treinamento em psicologia clínica, a psicologa trabalha com uma abordagem humanizada e integrativa, adaptando sua terapia às necessidades individuais de cada cliente.

Uma das principais vantagens de trabalhar com a psicologa sp Maristela é sua disponibilidade e flexibilidade de horários, o que permite aos clientes agendar sessões de terapia em momentos convenientes para eles.


Além disso, sua terapia online permite que pessoas de qualquer lugar do mundo acessem seus serviços de terapia, desde que tenham uma conexão confiável à internet.

Ao iniciar um processo de terapia com a psicologa sp, o cliente passa por uma avaliação inicial para determinar suas necessidades e objetivos terapêuticos.


A partir daí, Maristela trabalha com o cliente em sessões regulares para ajudá-los a explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, identificar padrões disfuncionais e desenvolver novas habilidades para lidar com seus desafios.


Se você está procurando por uma psicóloga online, ou presencial em São Paulo e está considerando trabalhar com Maristela Psicóloga,agende uma sessão no botão abaixo:


Caso a agenda não mostre um horario adequado às suas necessidades, você pode entrar em Contato direto e agendar sua sessão de terapia direto com a Psicóloga.


A psicoterapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, dificuldade de relacionamento, etc.















◈ Se chegou aqui, certamente busca uma psicologa sp, psicologa perto de mim, PSICOLOGA, PSICOLOGO, psicoterapia, terapia online ou presencial ou tratamento para sua ansiedade, depressão, estresse ou dificuldade de relacionamento, terapia de casal, terapia infantil




bottom of page