top of page
Buscar

TCC Psicologia: Terapia Cognitivo Comportamental

A Eficácia da TCC


Uma pesquisa conduzida no Brasil e em outros 29 países revelou dados alarmantes sobre o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas.


De acordo com o Instituto Ipsos, a terceira maior empresa de pesquisa do mundo, 53% das pessoas entrevistadas no Brasil afirmaram ter sofrido algum tipo de comprometimento psicológico desde o surgimento da COVID-19.


Além disso, um estudo realizado pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde constatou que mais de 80% dos psicólogos brasileiros registraram um aumento na demanda de pacientes durante a pandemia.


Uma pesquisa conduzida por Rayes e Fermann (2017), com o objetivo de testar a eficácia da TCC individual para o tratamento do TAG em 14 indivíduos com TAG e 12 controles.


O tratamento levou a alterações estatisticamente e clinicamente significativas, e essa melhora se manteve no follow-up de 6 e 12 meses. Outro estudo clínico foi realizado para verificar a eficácia da TCC em grupo de 4 a 6 indivíduos com TAG, e os participantes no grupo de tratamento apresentaram melhora estatisticamente significativa em relação aos controles da fila de espera.


A melhora foi mantida no follow-up de 6, 12 e 24 meses pós-intervenção, com uma diminuição significativa nos escores de preocupação e intolerância à incerteza. Esses estudos destacam a eficácia da TCC no tratamento do TAG, com a melhora se mantendo mesmo após o término do tratamento.


Fundamentos teórios da Terapia Cognitivo Comportamental


A Terapia Cognitivo Comportamental é uma junção de duas correntes Psicológicas, método foi criado por Aaron Beck, nos Estados Unido, na década de 1960.


A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica que tem como objetivo tratar problemas emocionais e comportamentais, trabalhando com as crenças, pensamentos, sentimentos e comportamentos dos pacientes.

A terapia cognitiva se concentra nos pensamentos e crenças do indivíduo, identificando os padrões de pensamento negativos e irrealistas que podem contribuir para problemas emocionais.


A terapia comportamental, por sua vez, trabalha com os comportamentos problemáticos, buscando mudá-los através de técnicas de condicionamento e reforço positivo.


Como funciona a TCC na prática Clínica

Na TCC, o terapeuta trabalha em conjunto com o paciente para identificar padrões de pensamento e comportamentos disfuncionais, e desenvolver estratégias para mudá-los. As sessões geralmente têm uma estrutura definida, com o objetivo de ajudar o paciente a entender seus pensamentos e sentimentos, e a desenvolver habilidades para lidar com situações desafiadoras.

A TCC tem sido amplamente utilizada no tratamento de uma ampla gama de problemas de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, transtornos obsessivo-compulsivos, entre outros. As técnicas utilizadas na TCC são baseadas em evidências e foram amplamente pesquisadas e validadas empiricamente.

Alguns exemplos de técnicas utilizadas na TCC incluem terapia de exposição, que envolve a exposição gradual a situações temidas para ajudar a superar a ansiedade; reestruturação cognitiva, que ajuda a identificar e mudar pensamentos disfuncionais; e treinamento de habilidades sociais, que ajuda a desenvolver habilidades para lidar com situações sociais difíceis.

Em resumo, a Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem terapêutica eficaz e amplamente utilizada, que tem como objetivo ajudar os pacientes a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamentos disfuncionais, e desenvolver habilidades para lidar com desafios emocionais e comportamentais.


Como funciona uma sessão de TCC



A Terapia Cognitivo Comportamental é um tratamento de curta/média duração, indicada para casos de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, estresse e outras demandas pontuais.


A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem da Psicologia Comportamental, que ajuda a identificar: Pensamentos, crenças e comportamentos disfuncionais, que todos nos temos. A premissa básica da TCC é de que os pensamentos, comportamentos, atitudes e crenças que influenciam a forma de interpretar o mundo que o cerca e pode gerar um impacto negativo.


A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem interativa de psicoterapia em que o paciente expõe suas queixas e a psicóloga ajuda a compreender os gatilhos que geram ansiedade. Após algumas sessões, o foco é na modificação de comportamentos disfuncionais por meio de leituras, exercícios cognitivos, filmes, música, pinturas e outras formas de material de apoio, conforme a concordância do paciente.

A TCC concentra-se na identificação e modificação de pensamentos disfuncionais, crenças negativas sobre si mesmo, o mundo e o futuro, e comportamentos que trazem prejuízos. A psicóloga do comportamento pode usar a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), que passa por três momentos: CRB1 (Clinical Relevant Behavior - Comportamentos clinicamente relevantes) em que o paciente expõe suas queixas, CRB2 em que ocorre o insight sobre as angústias e CRB3 que é a modificação de comportamento propriamente dita.




Pensamentos e crenças disfuncionais na TCC O Objetivo maior da TCC é identificar pensamentos disfuncionais, que se originam de crenças centrais, que criamos ao longo do tempo e raramente pensamos sobre a veracidade delas. De acordo com Wilson & Branch (2011) quando uma pessoa cultiva pensamentos distorcidos, pode acabar perdendo contato com a realidade e tomar decisões precipitadas que a levam a se desviar do caminho adequado. É importante que a pessoa aprenda a questionar esses pensamentos e encontrar um ponto de equilíbrio para tomar decisões mais realistas. Muitas vezes, anos após o evento, é possível olhar para trás e rir da situação que antes parecia dolorosa ou embaraçosa, mas na época parecia insuperável devido aos pensamentos distorcidos. Os autores elencam 11 tipos de Distorçōes cognitivas, ou Pensamentos disfuncionais:

  1. Catastrofização:

  2. Pensamento tudo-ou-nada;

  3. Adivinhação;

  4. Leitura de Pensamentos;

  5. Raciocínio Emocional:

  6. Generalização:

  7. Rotulacao:

  8. Inflexibilidade;

  9. Desqualificação do Positivo;

  10. Baixa Tolerância à Frustração;

  11. Personalização.









Referências


American Psychiatry Association. (2014). Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders - DSM-5. 5th.ed. Washington: American Psychiatric Association. [ Links ]


REYES, Amanda Neumann e FERMANN, Ilana Luiz. Eficácia da terapia cognitivo-comportamental no transtorno de ansiedade generalizada. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2017, vol.13, n.1 [citado 2023-05-05], pp. 49-54 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872017000100008&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1808-5687. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170008.



Wilson, Rob; Branch, Rhena. Terapia Cognitivo-Comportamental para leigos. Rio de Janeiro. AltaBooks. 2011.



CRP-SP 06-121677



psicologa sp

Não existe distância entre a Psicologia e você. Psicóloga Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677. Não existe distância entre a Psicologia e você.


Local de atendimento -


Endereço

Av. Paulista, 2001 – cj 1911 Bela Vista, São Paulo/SP

CEP 01311-000 - Próximo ao Metrô Consolação



Maristela é uma psicóloga online e presencial em São Paulo que oferece sessões de psicoterapia com acolhimento humanizado para pessoas que procuram ajuda para lidar com problemas emocionais e psicológicos.


Com sua experiência e treinamento em psicologia clínica, Maristela trabalha com uma abordagem humanizada e integrativa, adaptando sua terapia às necessidades individuais de cada cliente.

Uma das principais vantagens de trabalhar com Maristela é sua disponibilidade e flexibilidade de horários, o que permite aos clientes agendar sessões de terapia em momentos convenientes para eles.


Além disso, sua terapia online permite que pessoas de qualquer lugar do mundo acessem seus serviços de terapia, desde que tenham uma conexão confiável à internet.

Ao iniciar um processo de terapia com Maristela, o cliente passa por uma avaliação inicial para determinar suas necessidades e objetivos terapêuticos.


A partir daí, Maristela trabalha com o cliente em sessões regulares para ajudá-los a explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, identificar padrões disfuncionais e desenvolver novas habilidades para lidar com seus desafios.


Se você está procurando por uma psicóloga online, ou presencial em São Paulo e está considerando trabalhar com Maristela Psicóloga,agende uma sessão no botão abaixo:


Caso a agenda não mostre um horario adequado às suas necessidades, você pode entrar em Contato direto e agendar sua sessão de terapia direto com a Psicóloga.


A psicoterapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, dificuldade de relacionamento, etc.



bottom of page