top of page

Relacionamentos tóxicos: como identificar

Os relacionamentos considerados difíceis são aqueles em que um dos envolvidos (ou mais de um) tende a dificultar o entrosamento, colocando regras, metas e condições impraticáveis pelos demais. Geralmente são pessoas inflexíveis, que precisam de autoafirmação à custa do sofrimento alheio.


relacionamentos toxicos, relacionamento abusivo

O que esperar de um relacionamento

Minimamente, esperamos que os relacionamentos nos proporcionem bem-estar emocional.


No entanto, muito ajuda quem não atrapalha, portanto, se conseguirmos nos relacionar de modo a evitar danos psicológicos, já está suficientemente razoável.




O que é um relacionamento difícil?

É aquele em que você fala \”A\” e a pessoa ouve \”A\”, responde \”B\” e pratica \”C\”, ou seja, é quando a outra parte não se importa muito com você, se colocando você em situações difíceis, desnecessariamente. Relacionar-se com pessoas que não tentam, pelo menos, se colocar no lugar do outro tende a ser um desafio, uma vez que exige um esforço sobre-humano de alguém, que terá que ceder, as vezes, até o limite da honra, para satisfazer os caprichos de quem faz exigências.

Relacionamentos difíceis e abuso moral

Quando o relacionamento se torna insustentável, ultrapassando as fronteiras da mera implicância, podemos inferir que existe algum tipo de abuso moral. Pode-se considerar abuso toda forma de humilhação a que uma pessoa é exposta.

Por que estabelecemos relacionamentos difíceis?

Acredito que uma das dificuldades em estabelecer relações de qualidade exista por conta das altas expectativas que temos em relação aos outros.  Mesmo quando não esperamos \”nada\”, sempre esperamos alguma coisa, afinal isto é uma relação. Considerando que o comportamento tende a se repetir se for reforçado, é natural que muitos comportamentos pro-sociais que emitidos tem como finalidade atrair reforçadores sociais (sorrisos, abraços, elogios, etc). Muitas vezes, estabelecemos relacionamentos supostamente para \”ajudar o outro\”.  Movidos pela compaixão e por acreditar que o \”outro precisa muito de nós\”, podemos nos movimentar no sentido de minimizar o sofrimento alheio e ganhar em troca apenas o abandono e o esquecimento.  Neste caso de quem é a culpa? Do que não soube reconhecer ou de quem esperou do outro um atitude diferente? Pode ser das duas partes. Cada caso é um caso. Conviver com pessoas difíceis, que não conseguem reconhecer o esforço para gratificá-las para alguns é torturante, mas para outros é um desafio e por esta razão, não desistem facilmente do outro.

Diga Não aos relacionamentos difíceis


Você não precisa disto, tenha certeza!

Você não precisa ter alguém ao seu lado fazendo exigências descabidas, te ofendendo, tomando suas coisas, abusando do seu poder aquisitivo, se vitimizando para explorar sua compaixão e tirar proveito da sua boa fé.

Kommentare


bottom of page