top of page

Dia dos namorados


Dia dos namorados Flores, bombons, poesia, jantares, músicas românticas…. O amor está no ar! É o dia dos namorados.


Para aqueles que estão em um relacionamento, é a época de trocar presentes. Embora os críticos (como eu) acreditem que a data só é relevante ao comércio, eu prefiro crer que a data sirva também para promover uma aproximação maior entre os casais.


O romantismo está no ar e isto favorece as demonstrações de afeto, sejam por meio de presentes, cartas, postagens nas redes sociais, visitas mais demoradas, passeios inéditos ou mesmo, uma simples troca de olhar…


Mas você sabe como surgiu esta data?

Diz a lenda que na Roma Antiga (por volta de 270 A.C.), o imperador Cláudio II proibiu os casamentos, para aumentar o contingente de homens solteiros nos exércitos.  Porém, apesar da proibição vigente, o Bispo Valentim continuou celebrando casamentos secretamente. Mas a prática foi descoberta e Valentim  foi conduzido ao cárcere, onde se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e manteve com ela um relacionamento secreto que durou até sua condenação à morte.

Sua execução ocorreu em 14 de fevereiro, data em que os romanos comemoravam a Lupercais, ou seja, a festa da fertilidade, em honra aos deuses Juno e Pan.

No Brasil a data passou a ser comemorada no ano de 1949, e tinha como finalidade promover o comércio. Foi escolhido o dia 12 de junho por ser véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Atualmente, os comprometidos aproveitam a data para demonstrar seu afeto por meio de presentes e surpresas. É uma data que permite a aproximação das pessoas que se amam. Se você está vivenciando um relacionamento, aproveite a data para se aproximar mais da pessoa tão especial; busque lembrar apenas de momentos bons, deixando de lado mágoas e ressentimentos; Se você está longe de seu amor, a data pode servir como pretexto para reconciliação, desde que as circunstâncias permitam. E se você não está em uma relação, relaxe…. tente namorar a pessoa mais importante da sua vida: VOCÊ MESMO!

Entenda como funciona uma sessão de terapia.


Existem fases da vida que realmente é muito difícil atravessar sozinho (a). E nestas fases, parece que os amigos somem, o trabalho fica mais difícil e a solidão bate forte. Além disso, nossas forças físicas parecem diminuir., o que leva nosso comportamento a ficar mais lento.

Minha sugestão para lidar com isso é: procurem ajuda. Procurem algum profissional que entenda de comportamento humano.

Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. 

Nunca passou na Psicologa?  Não tem problema, fique tranquilo(A). Se você nunca passou por psicólogos, ou por algum motivo precisou interromper sua *psicoterapia, e sente que precisa de ajuda emocional, para lidar com ansiedade depressão, fobias, pânicos, Transtorno de personalidade, entre em contato.

Quem precisa de terapia? – Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior

Quem pode se beneficiar da Psicoterapia?: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais.

A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc. 

Quando sentir que precisa de um empurrãozinho emocional, ou seja, quando não estiver conseguindo lidar sozinho (a) com algumas coisas. 

Geralmente as pessoas procuram Psicoterapia quando:

  1. Estão em busca de autoconhecimento; autoaceitação, ou 

  2. buscam formas de resgatar sua autoestima, para modificar e superar as crenças de desamor; e viver uma vida sem a necessidade de máscaras;

  3. Precisam superar o  término de relacionamento, uma  traição ou desilusão amorosa

  4. Sofrem com Ansiedade crônica, Depressão leve moderada ou grave,  Desmotivação; 

  5. Quando querem se livrar de alguns sentimentos ruins como a  inveja,  a culpa, a raiva, o ciúme etc;

  6. Querem aprender a manter um relacionamento feliz, ou superar a carência afetiva,  e a Dependência emocional, aprendendo a lidar com perdas, abandonos e solidão;

  7. Precisam perdoar, mas não têm a mínima ideia de como fazer isto;

  8. Querem aprender a se importar menos com o que os outros pensam  a seu respeito; 

  9. Não se consideram suficientemente inteligentes;

  10. Querem deixar de romantizar excessivamente o trabalho;

  11. Amam demais, ou não sabem amar;

  12. Precisam urgentemente aprender a dizer não;

  13. Devem aprender como Identificar e se libertar de relacionamentos abusivos, abuso moral ou psicológico; e não querem mais aceitar joguinhos amorosos, nem relacionamentos descartáveis;

  14. Atravessam fases de Estresse no trabalho, no amor ou na família; Problemas conjugais,

  15. Querem aprender a amar de forma mais assertiva, sem fazer ou aceitar joguinhos amorosos e chantagem emocional.

  16. Dificuldades sexuais, etc.

  17. Sentimentos reprimidos,  ou sentimento crônico de vazio,

  18. insônia, hipersonia, pesadelos recorrentes

  19. Apresentam ideação suicida, comportamento de automutilação, agressividade exagerada,etc., oscilação de humor.


❖O que esperar de uma Psicologa

Para você quer fazer Psicoterapia, ou ainda não começou e não sabe exatamente o que esperar do psicólogo, aqui vão algumas dicas.  O Psicólogo é um profissional que vai te acolher com brandura, sem que isso seja pesado para o paciente psicológico

O que é um atendimento psicológico? Quais os tipos de atendimentos psicológicos que existem?

Saiba de que forma a psicoterapia pode te ajudar: Favorecendo o autoconhecimento; diminuindo a ansiedade, controlando e tratando os sintomas da depressão

O valor cobrado por uma sessão de Psicoterapia em são Paulo, é uma média do preço praticado na cidade de São Paulo, mais precisamente, na zona sul de sp.

Os preços são fracionados de acordo com a duração de cada sessão, para que todos as pessoas tenham acesso aos atendimentos

São atendimentos voltados para pessoas que estão em situação de alto risco psicológico, que estão atravessando situação traumática na última semana.

Pessoas que amam demais precisam fazer terapia para que aprendam a amar de maneira menos dolorosa e mais feliz; a Psicoterapia pode ajudar pessoas com quadro de dependência afetiva a se amarem mais e em primeiro lugar.

A Terapia Cognitivo Comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez. Indicada para casos de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, estresse e para quem quer perder peso.

Terapia para que os casais possam compreender melhor a si mesmos, buscando a compreensão do relacionamento e resgatando os motivos que os uniram.




Tratamentos psicológicos  para

DepressãoAnsiedade (TAG), estress, Transtorno do Estresse pós traumático (TEPT), Dificuldade de relacionamento, fobia social, dificuldade em demonstrar sentimentosluto, ciúme patológico, dificuldade de vinculação, sentimento de solidão excessiva,  dificuldades escolares, de contração, de prestar atenção, de memorizar; Apoio emocional e psicológico para superação Término de relacionamento  e traumas de infância, carência afetiva crônica., necessidade de aceitação, superação de episódios de traiçãoTDAH, Terapia Cognitivo Comportamental, Terapia de Casal:Terapia IndividualTerapia InfantilDificuldade de relacionamentos, de comunicação,   de expressar sentimentos,  de manter relacionamentos afetivos, de comunicação,   de tomar decisões, etc, transtorno de personalidade: Bipolar, Borderline, Esquiva, Paranóidepensamentos obsessivos, distorcidos intrusivos ou recorrentes.

Comments


bottom of page