top of page
Buscar

O que faz Psicólogo Clínico?


O que faz Psicólogo Clínico

Um psicólogo clínico é responsável por tratar pacientes que sofrem de problemas psicológicos e emocionais.


Ele utiliza diversas técnicas de tratamento para ajudar o paciente a entender e lidar com suas emoções, pensamentos e comportamentos.


O psicólogo clínico pode trabalhar em consultórios particulares, hospitais, clínicas, escolas, empresas, entre outros. Ele pode tratar diversos tipos de distúrbios emocionais, como depressão, ansiedade, transtornos de personalidade, transtornos alimentares, entre outros.


Além disso, o psicólogo clínico pode realizar avaliação psicológica, aplicação de testes, aconselhamento, psicoterapia, terapia em grupo e outras atividades relacionadas à saúde mental.



O Psicólogo clínico faz o trabalho de atendimento em clínicas de saúde mental, ou consultórios de Psicologia.


Seu trabalho pode ser: psicoterapia, avaliaçōes, orientaçōes ou aconselhamentos.

Os Psicólogos atuam em diversas áreas: escolas, empresas, hospitais, fóruns, ONGs, e claro. na clínica ou no consultório de Psicologia.


De acordo com o Conselho Federal de Psicologia:


0-74.35: Psicólogo clínico
Atua na área específica de saúde, procedendo ao exame de pessoas que apresentam problemas intra e interpessoais, de comportamento familiar ou social ou distúrbios psíquicos, e ao respectivo diagnóstico e terapêutica, empregando enfoque preventivo ou curativo e técnicas psicológicas adequadas e cada caso
(Fonte: Coselho Federal de Psicologia: ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO PSICÓLOGO NO BRASIL )


Uma das formas de trabalho do Psicólogo Clínico é conhecido como PSICOTERAPIA.



Como e quando procurar "psicólogo clínico perto de mim"?


Procurar um psicólogo clínico pode ser uma decisão difícil, mas é um passo muito importante para o cuidado da saúde mental e emocional. Este profissional pode ajudar em diversas situações, desde conflitos pessoais até a busca pelo autoconhecimento.

O psicólogo clínico é capacitado a lidar com uma série de problemas psicológicos e emocionais, como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos de personalidade, dentre outros. Ele utiliza diversas técnicas para ajudar o paciente a entender seus problemas e a encontrar soluções para superá-los.

Além disso, o psicólogo clínico pode ajudar na gestão do estresse e das emoções difíceis, auxiliando na identificação de padrões de comportamento nocivos e na adoção de estratégias saudáveis para lidar com as dificuldades da vida.

O processo terapêutico com um psicólogo clínico tem como objetivo principal o desenvolvimento de habilidades emocionais e a melhoria da qualidade de vida.


O profissional escuta e compreende as demandas do paciente e oferece ferramentas para lidar com as dificuldades, ajudando-o a construir uma vida mais significativa e satisfatória.

A psicoterapia com um psicólogo clínico pode ser realizada individualmente, em casal ou em grupo, e é um processo que exige compromisso e dedicação de ambas as partes. O paciente deve estar disposto a se abrir para o psicólogo e a trabalhar em suas dificuldades de forma sincera e comprometida.

Em resumo, procurar um psicólogo clínico pode ser uma iniciativa muito positiva para cuidar da saúde mental e emocional. O profissional pode ajudar nas mais diversas situações, com técnicas e estratégias para que o paciente melhore sua qualidade de vida e aprenda a lidar melhor com suas emoções e relações interpessoais.


Caso prefira, também pode procurar por sessões de Psicanálise.


  1. O Psicanalista é o psicólogo que se especializou em Psicanálise, um curso de pós graduação que dura em média quatro anos e é reconhecido pelo CFP.

  2. O Psicólogo Cognitivo Comportamental é o profissional com formação em TCC (quatro anos) especializado em modificação de pensamentos e comportamento humano.

E se o seu problema é conjugal, afetivo ou amoroso, a terapia de casal é muito indicada, uma vez que ajudará o casal a entender como o relacionamento funciona e de que forma as pessoas podem se compreender mutuamente.


Em Resumo: A Psicoterapia o ajudará a encontrar soluções onde simplesmente não seria possível sem uma ajuda emocional externa.



O que é Psicoterapia

Oferecendo informações a Psicoterapia, para que todos possam entender melhor o que este termo significa. 


Psicoterapia é  o trabalho do psicólogo voltado para o atendimento clínico. As sessões costumam durar cerca de 50 minutos, mas algumas duram mais ou menos tempo. Depende do tipo de trabalho a ser realizado.


Abordagens psicológicas:


Embora todas as abordagens da Psicologia sejam boas (eu jamais falaria o contrário), nem todas servem para todos. Por exemplo: 


  • Na Terapia Cognitivo-comportamental, os Psicoterapeutas costumam ser mais interativos, fazendo o paciente pensar bastante sobre si mesmos, e sobre o que pensam, e como seu pensamento foi construído.


  • Os psicanalistas, por sua vez, tendem a ser silenciosos, ouvindo muito e interferindo pouco no discurso do paciente.


  • Já os psicólogos humanistas tendem a ser bem próximos dos seus pacientes, se colocando de maneira mais humana na relação, usando sua sensibilidade como principal instrumento de trabalho.


Psicólogos podem atender parentes e amigos?


Depende muito da sensibilidade de cada profissional: geralmente atendemos pessoas próximas (umas das outras) desde que os atendimentos não se sobreponham, nem interfiram na realidade de uma das pessoas.


Se isto for um problema para um ou outro, aconselhamos que procure um psicólogo Clínico diferente para cada pessoa. Em São Paulo é muito fácil encontrar psicólogos próximos, que irão ajudar todo mundo.


Não há necessidade de passar todo mundo na mesma psicóloga.


Mas quando esta proximidade não incomoda, e/ou ao contrário, pode ajudar, então todos são bem vindos. 


Sobre atendimento de indivíduos da mesma família, pelo psicólogo clínco o CRP-SP responde:


A decisão pelo atendimento é do(a) psicólogo(a), que considerará se o atendimento interferirá negativamente nos objetivos do serviço prestado, uma vez que não há nada na regulamentação que proíba especificamente o atendimento de familiares e/ou conhecidos(as).

Sim. Além do conhecimento e consentimento das pessoas atendidas, o(a) psicólogo(a) deverá estar atento(a) em relação ao sigilo profissional. As informações de um atendimento não podem, em nenhuma hipótese, ser reveladas ou utilizadas no outro atendimento.






O psicólogo hoje tem uma função mais ativa na sociedade. É um profissional que oferece ajuda emocional, afetiva e racional; que ajuda as pessoas a entenderem seus medos, suas raivas, seu stress cotidiano; que ensina a expressar sentimentos como amor, raiva, indignação; que ampara na hora da dor; que motiva; que mostra ao outro suas potencialidades, convertendo defeitos em qualidades, medo em coragem, tristeza em alegria, raiva em amor.


Quando a psicoterapia funciona, as pessoas tendem a modificar suas crenças, controlar seus comportamentos e pensar de maneira funcional e questionadora;



  • Passam enxergar suas qualidades, melhorando sua autoestima;

  • aprendem a tomar as próprias decisões e expor sentimentos;

  • Não se contaminam pelas emoções ruins do ambiente

  • Desenvolvem a capacidade de reversibilidade adquirem coragem para enfrentar novos riscos;

  • Ampliam a capacidade de organização cognitiva e tendem a levar uma vida mais organizada, obedecendo o SEU CONCEITO de organização;

  • Desenvolvem as habilidades sociais e tendem a cultivar relações sociais melhores, pois compreendem o que o outro está sentindo, minimizando as dificuldades de relacionamentos;

  • Não deixam de ter sentimentos ruins,(como inveja, ciúme,raiva e medo) mas compreendem o que eles significam.

  • Autorizam-se a mudar. Dão se ao luxo de mudar de opinião no momento em que bem entender, afinal, estão ampliando seu senso crítico e retirando as máscaras;

  • Respeitam o outro, pois a necessidade de aceitação agora não é "Gênero de primeira necessidade", portanto entendem quando o outro pensa diferente e não se sente ameaçado por isso.

  • Conseguem lidar com as Perdas, abandonos e solidão de forma madura. Na prática isto significa dar-se ao luxo de sentir saudade, de chorar e expressar seu sofrimento da forma que achar adequada, pois compreende que todo sofrimento um dia chega ao fim. Mas enquanto o fim não chega, ele não deve ser ignorado.

  • Não vive em busca de um "Sentido para a existência", pois aprendeu que a vida deve ser vivida momento-a-momento, e não como uma novela.

  • Entende que há uma explicação para tudo, mas não se importa se não descobrir qual é a verdadeira.

  • Supera-se a dependência afetiva, pois aprendeu que não devemos nos anular por amor; na verdade, o afeto serve para construir, para dar qualidade às relações e não para escravizar.

  • Aprendem que o verdadeiro perdão é aquele que proporciona a serenidade, não o esquecimento.

Portanto, a psicoterapia que funciona não é milagrosa; é fruto de muita reflexão tanto da parte do terapeuta, quanto do paciente.

Mesmo seguindo este caminho, minha experiência clínica se renova a cada dia, pois não existem duas demandas iguais.


Cada pessoa é única e especial.



Texto protegido pela lei de diretos autoriais.

Proibida a reprodução total ou parcial deste texto.


Você encontrou esta págica procurando "Psicólogo Clínico perto de mim"


Psicóloga SP  Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677. 


Psicóloga SP  Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677.


bottom of page